16 de janeiro de 2009

Ecofont # Afinal também podemos economizar nas "letras"!


E perguntam vocês: que raio de coisa é essa de Ecofont?
Uma fonte que divide o lixo depois de jantar? Pois era bom, mas não é nada disso.
A Ecofont é um tipo de letra desenhado a pensar na economia de tinta, ou seja foi criada de modo a permitir a leiturabilidade e legibilidade de um texto economizando a tinta dos nossos toners ou tinteiros.
Todos os dias gastamos muito papel em impressões. Além disso, gastamos também muita tinta e, segundo a SPRANQ agência de comunicação (Utrecht, Holanda), parcialmente sem necessidade. Por isso, a SPRANQ criou uma fonte nova: a Ecofont.
Olhando para a forma da letra, pensou-se onde se podia reduzi-la sem que ficasse ilegível. Desenvolveu-se um estudo onde foram testsdos vários formatos e obteve-se o seguinte resultado: tirar pequenos círculos no interior da letra. Assim foi possível criar uma fonte que economiza 20% em tinta. Fantástico, não?

A Ecofont foi criada pela SPRANQ baseada numa ideia do Colin Willems. Nós tentamos várias formas: letras bem finas, letras sem interior. Tentamos tirar traços, quadrados, estrelas e triângulos. Mas, o melhor resultado está na ausência de círculos nas fontes.Com a Ecofont, a SPRANQ quer estimular uma consciência. Pense na quantidade de coisas que imprimimos. É realmente necessário, ou jogamos fora papel e tinta? A SPRANQ também pretende inspirar os grandes fabricantes de software e impressoras para que façam inovações ecológicas. Imagine uma fonte que possa mandar no driver da impressora de tal modo que, se a fonte mandasse imprimir em cinza o gasto com tinta seria muito menor se comparado com impressoras que imprimem em 100% preto. Junto com a Ecofont, economizaria bastante.

podem ler mais e descarregar a Ecofont em Ecofont | less is more

3 comentários:

Atom Ant disse...

Olhando para a fonte, assim ampliada, faz lembrar os placards luminosos dos teatros e cinemas...

CORTO MALTESE disse...

E das casas de "meninas"...
:))

Rodrigo Schoenacher disse...

Eu já tinha ouvido falar nisso, mas não sabia exatamente como funcionava.

Aliás, parabéns pelo blog!

Schoenacher
garatujadigital.blogspot.com