13 de janeiro de 2009

Design de Identidade e Imagem Corporativa

# Sugestão de leitura da semana:

Raposo, Daniel (2008). Design de Identidade e Imagem Corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa. Castelo Branco: Edições IPCB.
ISBN: 978-989-8196-07-1



No passado dia 15 de Dezembro foi lançado o último livro de Daniel Raposo - "Design de Identidade e Imagem Corporativa" - publicado pelas edições IPCB, com prefácio de de Joan Costa, Vasco Branco e Francisco Providência.

O livro está à venda por 10.00€ + portes, sendo enviado à cobrança postal. Para comprar basta enviar um e-mail informando do título do livro, número de exemplares, morada completa e nome completo para e-mail esart@esart.ipcb.pt.

"Justificação da obra:
Esta publicação visa explanar o conceito de Identidade Corporativa, desde a perspectiva do design, do planeamento e gestão de marcas.

As organizações laborais e civis despendem esforços em projectos de Identidade Visual geradores da Imagem Corporativa desejada. No entanto, é fácil comprovar que tal aposta assenta em pressupostos empíricos e erradamente limitados a uma marca gráfica e suas aplicações eventualmente normalizadas.

É objectivo desta obra, o contributo para o esclarecimento de conceitos técnicos e práticas conceptuais relacionados com o que actualmente se de denomina por Branding, evitando o seu uso de forma errada e a falta de eficácia que tal comporta.

Atendendo à importância do Design de Identidade e Imagem Corporativa para o quotidiano das organizações e o impacto destes projectos na vida das empresas e das pessoas, é fundamental que os designers tenham conhecimento de todo o processo. Não é aceitável que se desenvolvam projectos de Identidade Visual Corporativa sem conhecer nada mais que o nome da empresa… é fundamental que designers, marketeers e gestores entendam que branding não é mera cosmética corporativa escolhida ao acaso, mas antes uma actividade sociológica e estratégica de comunicação.

Ao longo do livro são dadas respostas a dúvidas frequentes. Encontra-se a definição dos principais termos relacionados; a história da marca; modelos de planeamento, gestão e estruturação de marcas; pistas para a realização de projectos de Identidade Visual Corporativa de qualidade.

Destinatários:
Pelos aspectos referidos, este livro destina-se sobretudo a designers, marketeers, directores de comunicação, criativos, namers, gestores, estudantes de design, sociólogos, historiadores do design, investigadores, relações públicas e escolas destas áreas. Nesta publicação encontrarão diversos conteúdos que fazem uma compilação fundamental ao entendimento claro do que é uma marca, como funciona, como se cria e como se gere ou avalia.

Índice:
1 – Introdução
2 – Conceitos relacionados
2.1- Os signos
2.2- Ícones, índices, e símbolos
2.3- O Símbolo
2.4- Os códigos
2.5- Modos de comunicação
2.6- Signos naturais ou arbitrários
2.7- O significado de uma marca
2.8- A dupla dimensão da marca
2.9- Identificação planeada e espontânea
2.10- O signo gráfico: linguístico (o logótipo) e icónico (o símbolo)
2.11- A marca em toda a sua dimensão semiótica
2.12- A imagem gráfica e imagem corporativa
2.13- A identidade corporativa
2.14- Semiótica corporativa
2.15- Componentes corporativos
3- A marca como espelho da história humana
3.1- Primeiro nascimento da marca
3.1.1- A pré-história da marca
3.1.2- Monogramas – A marca como assinatura
3.1.3- A marca laboral
3.1.4- As marcas dos canteiros
3.1.5- As marcas de gado
3.1.6- A marca na moeda
3.1.7- Os códigos de identidade das ânforas e das tégulas
3.2- O segundo nascimento da marca
3.2.1- O sistema corporativo medieval
3.2.2- A heráldica
3.2.2.1- A heráldica portuguesa
3.2.3- Marcas de contraste e de ourives ou punções
3.2.4- Marcas de imprensa
3.3- O terceiro nascimento da marca
3.3.1- A liberdade comercial e a marca
3.3.2- O industrialismo e a marca moderna
3.3.3- A publicidade (o cartaz marca de 1900)
3.3.4- Da marca à identidade corporativa (AEG)
3.3.5- O design no período da II Guerra Mundial
3.3.6- O design do Pós-Guerra
3.3.7- Escola de Ulm (1953-1968)
3.4 - A marca como sistema vivo
3.4.1- Personalização
3.4.2- O eDesign e a marca on-line
3.4.3- A marca emocional na era digital
4- A estrutura da identidade visual corporativa
4.1 - Considerações acerca da arquitectura da marca.
5- Modelos conceptuais de gestão de identidade corporativa
5.1- Enquadramento
5.2- Modelos de gestão de identidade corporativa
5.2.1- Modelo de Kevin Lane Keller (1998) – “Estratégia de Marca Baseada no Consumidor”
5.2.2- Modelo de Gestão De David A. Aaker
5.2.3- Modelo de Gestão de Scott M. Davis
5.2.4- Modelo de Norberto Chaves
5.2.5- O paradigma sociológico de Joan Costa
6 - Imagem e reputação corporativa
6.1 - Auditoria de Imagem Corporativa
7 - Identidade visual Corporativa
8 - Conclusão
Glossário de termos
Referências bibliográficas
Bibliografia

O autor
Daniel Raposo Martins (1977) é designer de comunicação e docente, desenvolve actividade profissional, em particular, na área da Identidade Corporativa.
Dedica-se ao estudo do design desde 1993. Após um curso técnico de design, licenciou-se em Design de Comunicação pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre; é mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, onde defendeu a dissertação "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código"; doutorando em Design na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa onde estuda “A letra como signo de Identidade visual corporativa”.
Reside na cidade de Castelo Branco onde é docente e coordenador do curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual (http://reflexos.esart.ipcb.pt) na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em Portugal (www.esart.ipcb.pt). Foi responsável pelo projecto “Ritmos de Weimar”, desenvolvido entre a ESART e a Bauhaus-Universität Weimar (http://bauhaus.esart.ipcb.pt).
Membro fundador e secretário de direcção da Associação Nacional de Designers – Portugal (www.and.org.pt), representa Portugal na Red DirCom Iberoamericana (http://www.reddircom.org) e no DIB – Diseño Iberoamericano (http://disenoiberoamericano.com). É responsável pela “Convergências – Revista de investigação e ensino das artes” (http://convergencias.esart.ipcb.pt), autor de diversos artigos, co-autor do livro “Ver, ouvir e sentir letras” (ISBN: 978-84-691-2846-6), co-autor com Joan Costa do livro “La rebelión de los signos - El alma de la letra” (ISBN 978-987-601-060-3), autor do livro “Design de Identidade e Imagem Corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa” (ISBN: 978-989-8196-07-1)."

Links:
www.danielraposo.com
http://identidade-corporativa.blogspot.com
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