Um estudo recente sobre os efeitos cognitivos da cor, publicado na Science, revela que a cor afecta o desempenho humano.
Diversos participantes no estudo tiveram um desempenho superior, durante a realização de tarefas exigentes do ponto de vista da atenção e da memória, quando o encarnado estava presente. Já, quando lhes pediram para ser criativos, foram melhores quando o azul estava presente.
Quanto à atracção pelas cores, os participantes sentiram-me mais atraídos para o azul e evitavam o encarnado. Porém, nenhuma das 2 cores afectou a disposição/humor dos participantes nem a sua motivação. Os autores concluíram que, apesar de a cor ter influenciado a performance não a diminuiu ou afectou negativamente.
O facto de o encarnado ser evitado, apesar de ter sido associado anteriormente a um aumento da atracção por alguns alimentos e á estimulação sexual, pode estar relacionado com o facto de ser associado a a situações do quotidiano que envolvem algum perigo ou preocupação como, por exemplo, sinais de stop, perigo, fogo, etc. Habitualmente as pessoas quererão evitar essas situações e, por isso, terão um desempenho superior em termos de lidar com detalhes. O azul, por seu lado, é associado ao céu, ao mar e à segurança. Por isso, as pessoas serão mais estimuladas a explorar.
Abstract:
Existing research reports inconsistent findings with regard to the effect of color on cognitive task performances. Some research suggests that blue or green leads to better performances than red; other studies record the opposite. Current work reconciles this discrepancy. We demonstrate that red (versus blue) color induces primarily an avoidance (versus approach) motivation (study 1, n = 69) and that red enhances performance on a detail-oriented task, whereas blue enhances performance on a creative task (studies 2 and 3, n = 208 and 118). Further, we replicate these results in the domains of product design (study 4, n = 42) and persuasive message evaluation (study 5, n = 161) and show that these effects occur outside of individuals' consciousness (study 6, n = 68). We also provide process evidence suggesting that the activation of alternative motivations mediates the effect of color on cognitive task performances.
Referência:
Mehta, Ravi & Zhu, Juliet (2009). Blue or Red? Exploring the Effect of Color on Cognitive Task Performances. Science, Vol. 324, Issue 5915.
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