22 de outubro de 2009

Etiquetas Braille à disposição

Depois de ontem termos falado sobre deficiência na leitura das cores, hoje divulgamos uma solução que tem por objectivo facilitar a vida aos invisuais.

Um dos problemas que os invisuais enfrentam, no seu quotidiano, é a dificuldade em identificar objectos que sejam indistinguíveis através do tacto e cujo odor e/ou paladar não estejam acessíveis ou sejam difusos. Diversos exemplos podem ser dados como, por exemplo, produtos alimentares, medicamentos, CD's, entre muitos outros, todos com embalagens iguais, no seu domínio.

A solução, nestes casos, pode passar pelo recurso à rotulagem em Braille. Porém, muitos fabricantes não incluem essa opção de fábrica ou, então, os materiais usados não são os adequados para esse tipo de escrita.

Calculo que a vida, de quem não vê, ficaria mais fácil havendo acesso a um sistema personalizado de rótulagem Braille, de uso fácil e imediato. Essa foi a hipótese trabalhada pela designer Danni Luo, ao desenvolver a "Embossing Braille Printer".



Este produto imprime pequenas etiquetas (25mm x 50mm) em Braille, através de instruções verbais, que podem ser aplicadas, de imediato, nos produtos ou embalagens.

Muito interessante.
.

1 comentário:

Blonde Milion disse...

Nossa isso é maravilhoso! Eu gostaria de comunicar, obter mais buscas a repeito.

samara.amorim@hotmail.com