28 de fevereiro de 2009

Design Quotes

"From all these experiences the most important thing I have learned is that legibility and beauty stand close together and that type design, in its restraint, should be only felt but not perceived by the reader."
Adrian Frutiger
.

27 de fevereiro de 2009

Mid-Century Illustrated

Por vezes sugerimos aos nossos alunos que façam aquilo que designamos por análises comparativas sincrónicas e diacrónicas. As primeiras dizem respeito aos concorrentes actuais, contemporâneos, do produto que estamos a desenvolver. A segunda, é uma análise retrospectiva, feita olhando para trás, para a história do design.

Este trabalho pode ser demorado (agora infinitamente menos do que antes da banalização da Internet) e custoso.


No site de partilha de imagens, Flickr, existe um grupo, designado de "mid-century illustrated" onde podemos encontrar imensos exemplos de design gráfico de meados do século XX.
Um link para guardar...
.
.

26 de fevereiro de 2009

City Bike #3 | Backpack



"Backpack" é um conceito de bicicleta dobrável, que se transporta tal como uma mochila, desenvolvido pelo designer Chang Ting Jen.
.

25 de fevereiro de 2009

Sinais estranhos # 2

Num jardim da cidade da Covilhã, na encosta da Serra da Estrela, encontrei esta situação curiosa...


Como podem ver pela foto, o mesmo varão tem 2 placas aplicadas: proibido cães e proibido merendar. Aparentemente nada de estranho. Gostava, contúdo, de chamar a vossa atenção para 2 aspectos:

1) A altura a que as placas estão aplicadas: não medi rigorosamente, porque não tinha comigo nenhuma régua, mas posso garantir que estão aplicadas a mais de 1,60m do solo.
Um pouco alto, não?...

2) A estranha conjugação dos componentes símbolo + texto: símbolo - proibido cães e texto - proibido merendar. Habitualmente, as placas de texto são aplicadas como um componente do sinal que está ilustrado em pictograma/símbolo. Neste caso, a conjugação poderá resultar numa leitura estapafúrdia: "proibido merendar cães", ou, "proibido os cães merendarem"...

Assim vai a sinalização em Portugal.
.

23 de fevereiro de 2009

Rapidinhas...


# Concurso para concepção de símbolo/logotipo para Comité Paralímpico de Portugal

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP), com a colaboração de diversos parceiros, abriu um concurso nacional para a concepção do primeiro logótipo, símbolo/emblema para o Comité Paralímpico de Portugal. Podem participar todos os alunos de design, matriculados nos anos de 2007/8 e 2008/9, em escolas portuguesas. O prazo para entrega de propostas encerra a 9 de Março de 2009.

Para saber mais (pdf)
Ficha de Inscrição | Regulamento do Concurso | Guidelines IPC para a criação de logótipos |
IPC GSM Regras de utilização | Exemplos de logótipos já criados para outros para outros Comités | IPC three Agitos, que fará parte da composição do logótipo.


# Logótipo para Conferência de Ministros responsáveis pela juventude e pelo desporto da CPLP

O concurso para a concepção do Logótipo para Conferência de Ministros responsáveis pela juventude e pelo desporto da CPLP está aberto a todos os jovens, naturais de Portugal, com idades entre os 15 e 29 anos. O prazo para entrega de propostas encerra a 9 de Março de 2009.
Regulamento (pdf). Para saber mais consular a página do IPJ.


# Concurso de Fotografia "Olhar a Liberdade"

Concurso de fotografia, promovido pelo Município de Aljustrel, integrado nas comemorações do 25 de Abril de 2009. O prazo para entrega de propostas encerra a 1 de Abril de 2009. Regulamento (pdf).
.

21 de fevereiro de 2009

Design Quotes

"Most people think typography is about fonts. Most designers think typography is about fonts. Typography is more than that, it’s expressing language through type. Placement, composition, typechoice."
Mark Boulton
.

20 de fevereiro de 2009

GE SmartGrid



Vale a pena explorar fantástico site "GE SmartGrid", promovido pela GE, não apenas pelos conteúdos mas, especialmente pelo extraordinário design de informação ...
.

19 de fevereiro de 2009

City Bike #2 | One



"One" é um conceito de bicicleta, dobrável, desenvolvido pelo designer Thomas Jowen.
.

18 de fevereiro de 2009

Speech ballons

As novas tecnologias, nomeadamente as sem fios, vieram revolucionar o nosso quotidiano e abrir novas possibilidades para quem sofre de alguma deficiência. Algumas soluções, de base tecnológica, estão a ser desenvolvidas e serão, em breve, uma realidade. Através delas poderemos obter imensa informação adicional, ou complementar, que nos ajudará a compensar as nossas limitações. O exemplo de hoje é paradigmático desta evolução...



Os "Speech Ballons" são, tal como o nome indica, balões de diálogo (tal como acontece nas histórias aos quadradinhos da BD) onde os surdos podem ler as conversas dos seus interlocutores. Os textos são projectados numa moldura transparente que possui um sistema de reconhecimento de voz e ligação à Internet. Para além desta aplicação óbvia este quadro transparente pode dar informações suplementares como indicações sobre rotas, edificios, alimentos, entre outras...

Um conceito muito interessante e promissor da autoria de Mac Funamizu, de Tóquio, Japão.
.

17 de fevereiro de 2009

Workplace ergonomics

# Sugestão de leitura da semana:
McKeown, C. & Twiss, M. (2001) Workplace ergonomics: a practical guide. IOSH Services Limited. ISBN 0 9013 5735 9

>looks at the basics of workplace design and layout
>covers machine and tool use
>examines how job structure plays a major part in determining whether individuals are comfortable and healthy at work
>introduces anthropometry in clear, straightforward terms
>offers pragmatic solutions to typical display screen work problems
>provides practical guidance on the management of manual handling
>explains the likely causes and consequences of upper limb disorders
>has useful summary sections providing key points at a glance
>uses easy-to-follow examples from a broad spectrum of workplace situations.
.

16 de fevereiro de 2009

Rapidinhas...


# Caring for Older People: DWA Student Competition

O concurso internacional "Caring for Older People" tem por objectivo o desenvolvimento das casas de repouso, ou lares para idosos, do futuro. O prazo de submissão encerra a 2 de Março de 2009.


# Remade in Portugal

O Remade in Portugal tem por objectivo a promoção e comercialização do eco-design nacional. O concurso desafia empresas e jovens designers a desenvolver produtos que integrem, na sua composição, uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pós-consumo. O prazo de submissão encerra a 6 de Abril de 2009.


# Ellesse | 50º aniversário

A marca italiana de roupa Ellesse lançou, no âmbito das comemorações do seu 50º aniversário, um concurso internacional de design. As categorias abrangem áreas como a moda e os tecidos, fine art, escultura, street art, design gráfico e digital. O prazo de submissão encerra a 10 de Abril de 2009.


# Maier S. Coop Design Competition

O "Third Maier S. Coop. Design Competition" é um concurso internacional para o design de interiores de automóveis. O prazo de submissão encerra a 30 de Abril de 2009.


# Call for Abstracts | Icograda World Design Congress 2009 Education Conference

Estão abertas as submissões de artigos à Conferência Icograda Education Network (IEN) que decorrerá durante o Icograda World Design Congress 2009, em Pequim, China.
O prazo de submissão encerra a 30 de Março de 2009.
.

14 de fevereiro de 2009

13 de fevereiro de 2009

What is a Print?



O museu MoMA tem uma página on-line, com título - "What is a Print?" - que explica, de forma muito didática, como funcionam as técnicas tradicionais de impressão.
Um excelente exemplo de design de informação!..
.

12 de fevereiro de 2009

City Bike #1 | Rotation Bike

Muitos cidadãos, que habitam nas nossas cidades congestionadas e poluidas, estariam dispostos a usar a bicicleta, como transporte alternativo, se esta fosse mais fácil de levae nos transportes públicos ou nas bagageiras dos seus automóveis. Nesse sentido, designers de todo o mundo, têm vindo a desenvolver, nos últimos anos, conceitos de bicicletas dobráveis e inovadoras.

Irei apresentar, nas próximas semanas, alguns desses conceitos... esperando que, em breve, possamos estar a usar alguns deles!



"Rotation Bike" foi o conceito de bicicleta urbana, que se dobra para facilitar o transporte, apresentado pelo designer Yiron Yang ao "International Bicycle Design Challenge".
.

11 de fevereiro de 2009

Pictogramas de WC

Muitas vezes pensamos que é impossível inovar sobre algumas questões já muito exploradas. Um caso típico disto são os pictogramas de WC. Já muito se fez a este respeito mas, parece que há sempre algo de novo que é possível acrescentar. E foi isso que fizeram os designers do Mia&Jem...



Brilhante ;-)
.

10 de fevereiro de 2009

Signage Systems & Information Graphics

# Sugestão de leitura da semana:
Uebele, A. & Schmidt-Friderichs, K. (2007). Signage Systems & Information Graphics: A Professional Sourcebook. Thames & Hudson. ISBN 0500513791, 9780500513798

"Groundbreaking ideas on how to create the best, most effective graphics and signs. A signage system is much more than just a set of signposts and symbols. As well as its practical application, it helps to create an identity for a space and can add decorative flair to any built environment. Here, Andreas Uebele describes the basic rules of signage design--and then goes on to show how to effectively break them. Signs must be visible but not distracting, informative but not unwieldy, and concise but not confusing. Color, typography, pictograms, and icons are all elements that can be varied and exploited to encapsulate as much information as possible and fit the job's requirements: the signage for a hospital, an airport, or a conference center may have little in common, and solutions must always be tailored to fit the location. The book showcases great examples of signage design worldwide, ranging from museums and schools to transport systems, with an emphasis on the most original approaches. It is not only an indispensable handbook for communications designers but also a must for architects, interior designers, and graphic artists who need a better understanding of this essential aspect of modern design. 500+ color photographs and illustrations."
.
.

9 de fevereiro de 2009

Rapidinhas...


# INOV-Art

O INOV-Art é uma medida específica, aprovada pelo Conselho de Ministros, que estabelece o regime de concessão dos apoios técnicos e financeiros (Estágios Internacionais de Jovens com qualificações ou Aptidões reconhecidas no Domínio Cultural e Artístico) e define as respectivas normas de funcionamento e acompanhamento. O objectivo é aumentar as oportunidades de acesso à circulação e contacto com instituições experientes de todo o mundo, nomeadamente, nas seguintes áreas: artes visuais, artes performativas design (industrial, de moda, gráfico, etc.), cinema e audiovisual, arquitectura, conservação e restauro, cruzamentos artísticos, gestão de áreas artísticas, indústrias criativas e marketing, serviços educativos e actividades artísticas em meio educativo. A 1ª fase de candidaturas decorre até 28 de Fevereiro.


# Arquitectarte RTPN

O programa Arquitectarte, em transmissão na RTPN, está interessado em divulgar trabalhos de design. Os designers interessados em ver divulgados os seus trabalhos poderão contactar Pedro Guimarães através do email: arquitectarte.tv@gmail.com


# The World Design Capital 2012

O Projecto "The World Design Capital" tem por objectivo promover o recurso ao design como ferramenta essencial das várias áreas da vida das cidades: social, económica e cultural. É um evento bianual, aberto a todas as cidades interessadas. A cidade eleita capital mundial do design para 2010 é Seoul.
Data limite de inscrição: 31 de Março.


# Concurso InPAR - Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa, em parceria com o Clube de Criativos de Portugal, está a organizar o concurso de ideias InPAR - Publicidade Ambientalmente Responsável. O tema é “Utilização do Transporte Público em Detrimento do Veículo Privado”, com o intuito de promover e projectar os valores de conservação da natureza, preservação e educação ambiental através da alteração dos comportamentos.


# Wolda’ 09 | The Worldwide Logo Design Annual

O prémio internacional de design gráfico “The Worldwide Logo Design Annual” visa reconhecer os melhores logos e marcas de todo o mundo. Os logos e marcas executados até final de 2008 podem ser entregues para apreciação até 30 de Junho próximo. Os logos e marcas produzidos em 2009 poderão ser entregues até Janeiro de 2010. Este prémio tem o apoio institucional do Centro Português de Design.
Todos os profissionais e estudantes inscritos na base de dados do CPD beneficiarão de um desconto de 10% na inscrição e na aquisição do anuário; contudo a taxa de inscrição já inclui o direito a um exemplar do livro Wolda’ 09 (custos de envio incluídos).


# Design Plus | Material Vision 2009

O concurso Design Plus tem por objectivo premiar materiais inovadores e design inovador, por ocasião da Material Vision 2009, organizado pela Messe Frankfurt em cooperação com o German Design Council. Os produtos premiados estarão expostos na feira, entre 16 e 18 de Junho. São aceites candidaturas até 31 de Março.


# Norberto Chaves | ISEC

No próximo dia 17 de Fevereiro, às 17h00, no ISEC, em Lisboa, decorrerá uma conferência com o designer argentino Norberto Chaves, organizada pela Unidade Cientifico Pedagógica de Design e Artes Gráficas.


# Astratec | Conferência Internacional de Iluminação

A Conferência Internacional de Iluminação, organizada pela Astratec - Lighting Consultant, com os temas Iluminação de Qualidade, Eficácia Energética e Conforto Humano, decorrerá no próximo dia 12 de Janeiro.
.

7 de fevereiro de 2009

Design Quotes

"The designer is a visually literate person, just as an editor is expected by training and inclination to be versed in language and literature, but to call the former an artist by occupation is as absurd as to refer to the latter as a poet."
Douglas Martin
.

6 de fevereiro de 2009

O telephone que também dá para fazer chamadas!



Aqui fica uma provocação retirada do site information architects. E evolução ou "desevolução" do iphone!
Como diz o autor do artigo, "o que é de facto um iphone? Um telemóvel, um ipod, um computador? Quando um produto tem demasiadas funções perde o seu propósito."
Será?
É ou não o iphone um bom produto? É ou não o iphone uma oportunidade de comjugar tantas funçoes num mesmo aparelho?
E a ideia de termos um telemóvel Nano? Ouvir música num telemóvel deixa-nos desconfortáveis, ou não?
E o shuffle? Começamos a ligar a toda a gente de modo aliatório? Pois se o shuffle não tem ecrán?
Opiniões à parte, eu cá gostava de ter um iPhone!
Adianto que o iPhone Nano e o Shuffle são apenas estudos!
Não existem, mas... quem sabe um dia!

Gamado daqui!
Mental Model of a Mobile Phone
The iPhone is a geek’s dream, a tech miracle, a multi purpose wonder. Yet, what is it exactly? A cellphone, an iPod, a computer? If you create tools with too many different functions, they lose their purpose, they lose their shape, they lose their idea.
Our mental model of a cellphone: A telephone without cable that also allows you to write little messages if you don’t feel like speaking in real time.
The iPhone has solved many of the interface problems of the regular cell phone and came up with a beautiful interaction model as simple and comprehensive as the wii-mote. And of course, the tech guy loves this widget-wonder as it is. Yet for those who just want a better cellphone I suggest the following:

iPhone Nano
All a cellphone needs is a phone, Web, and E-mail. That’s right: no SMS, no iPod. Of course, you can take pictures, notes and change the settings, if you really want to. No SMS: First mix E-mail with SMS and than make SMS disappear. In Japan, mobile phones just use E-mail. It’s cheap, simple and obvious. No iPod: keep it as a mobile phone, keep the mental model intact. Why does it feel weird to use a mobile phone as an MP3 player? Isn’t it nice to have everything in one device? No it’s not nice. It’s weird. The mere idea of listening to music on a phone makes me feel uncomfortable.

iPhone Shuffle
Just phone, mail, and the time. If you turn the device, you can read the mails. This little guy probably needs advanced speech recognition to add numbers, find your contacts quickly and write mail. Use side buttons to go through your library. You deal with the settings by plugging it into the USB port of your computer. If you’re bored you switch into shuffle mode to call a random dude. ;–)

Dear non-readers, before you comment: iPhone Nano and Shuffle are studies. One is quite serious, the other one is just for fun. And to all the “I-want-it!-people”: The iPhone can be bought here.

4 de fevereiro de 2009

Onde fica o café?

Estar perdido é, normalmente, um pesadelo. Por isso, a sinalética, do ponto de vista do "wayfinding", constitui um importante factor para a qualidade de vida. Sabemos, contudo, que a importância da sinalética é variável e diminui bastante em função da nossa aprendizagem espacial. Mas, há momentos em que ela é crítica. Por isso, é bom que seja bem feita e cumpra com os requisitos mínimos necessários para cumprir com os seus objectivos.

A eficácia da sinalética depende, em grande parte, do seu posicionamento no envolvimento. E nesse aspecto inclui-se, tanto a distrubuição dentro da planta como, também, o posicionamento nas paredes ou zonas observáveis. Devemos considerar que, para funcionar a sinalética deve, acima de tudo, ser saliente e poder ser detectada num vislumbre fugaz.

Depois deste pequeno texto deixo-vos um exemplo de "bad design" que faz,tábua-rasa das mínimas regras do design de sinalética.


O que vos parece?
Será que todos os utilizadores que procuram o café andam de cabeça caída e olhos no chão, ou, serão rastejantes?...
.

3 de fevereiro de 2009

The little know-it-all

# Sugestão de leitura da semana:
Klanten, R., Mischler, M. & Bilz, S. (Eds.) (2007). The little know-it-all. Common sense for designers. Die Gestalten Verlag
ISBN: 978-3-89955-166-2

"What is a Meta-Tag? What kind of measurement is DIN A1? What kind of clearance and documents do you need before using copyrighted material?

An interdisciplinary knowledge and understanding of design is practically requisite these days with the integration and crossover of evolving media. Today, many students finish their education and enter the professional world without having learned these critical elements. First Aid for Clueless Designers gives you a run-down of all the fundamental information designers need to know in their own as well as adjoining disciplines.

This book is divided into sections explicating unique vocabulary used in design, printing, typography and photography and includes helpful tips and concise analysis in contiguous areas such as advertising, mulimedia, business, copyright and project management. It is structured thematically and equipped with a resourceful index that references numerous sources and links. This indispensable manual is complete with graphics that illustrate and supplement the texts, making it a stimulating reference book for students and newcomers while serving as a trusty companion for professional designers and media professionals alike in their everyday work."

Este livro no Google.Books
.

2 de fevereiro de 2009

Rapidinhas...


# Shoot Your Inspiration
O concurso de fotografia “Shoot Your Inspiration”, destinado a jovens designers, é promovido pela Braun e pela Core 77 e lançado conjuntamente com o BraunPrize 2009. O desafio consiste em capturar imagens de tudo o que vos tenha motivado ou inspirado. As imagens serão submetidas a votação on-line até 9 de Fevereiro, que é a data final de submissão.


# :output Grand Prix
O “:output Grand Prix” visa dar visibilidade internacional aos trabalhos académicos feitos nas areas do design e arquitectura. Os trabalhos seleccionados serão publicados no “yearbook :output”, para além disso, para o vencedor, há um prémio de 3.000 Euros. O prazo de submissão termina a 15 de Fevereiro de 2009.


# IDEA 2009
O concurso IDEA tem por objectivo premiar a excelência do design de produto, eco-design, design de interacção, embalagem, pesquisa, entre outros. Os vencedores serão indicados na BusinessWeek.com. O prazo de submissão termina a 20 de Fevereiro de 2009.


# Maidstone High Street International Design Competititon
O “RIBA Competitions Office” está a promover o “International Open Design Competition on behalf of Maidstone Borough Council”. O objectivo deste concurso é, através da arte pública e do design, melhorar a avenida principal do centro da cidade de Maidstone, no Reino Unido. O prazo para participar termina a 26 de Fevereiro de 2009.


# Triumph Inspiration Award 2009
O fabricante de roupa interior Triumph lançou um concurso internacional, destinado a estudantes de design de moda e não só, para design de lingerie. O tema é “Icones”. O prazo para participar termina a 01 de Março de 2009.
.
.