31 de março de 2009

Mundo sem palavras

# Sugestão de leitura da semana:

Evamy, Michael (2003), World without Words. Laurence King Publishing.
ISBN-10: 1856693198


"Product Description
Leading his readers on a voyage through the visual shorthand of modern life, the author argues that we are relying less on words for navigating the world than on images and graphic devices. This sourcebook shows the attempts of designers to condense words and data down to their simplest equivalents. It illustrates the familiar, the peculiar and the confusing visual language that we are asked to interpret (symbols, graphs and charts, maps) mixed up with the more graphic examples of data storage and identification that are read not by humans but by machines (barcodes, magnetic strips, holograms). Featuring airport signs, road markings, pictograms, maps, diagrams, packaging, logos and symbols, this compendium of visuals shows not only the norms of wordless graphic communication but also how these vary around the world when interpreted by local individuals for different cultures.

About the Author
Michael Evamy is a journalist, copywriter and editor in the field of design. Former Assistant Editor of Design magazine, he contributes to many international publications and national newspapers. He recently developed a series of innovative graphic guides to London."

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30 de março de 2009

Rapidinhas...


# Staples Regresso ás aulas

A Staples lançou o concurso ‘Regresso às Aulas Staples 2009’. O concurso pretende seleccionar um projecto de imagem para a campanha ‘Regresso às Aulas Staples 2009’ e dirige-se a estudantes de Design de Comunicação, Design Gráfico ou designação equivalente. As propostas deverão contemplar as seguintes peças: folheto de promoções com capa e declinação para o interior (o folheto terá um formato A4), anúncio de imprensa e declinação para website. As propostas deverão ser entregues presencialmente ou por correio registado até ao dia 30 de Abril.


# Liberdade de Movimentos

A Roche, com o apoio da Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide, Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, Centro Português de Design e do estilista João Rôlo, lança este ano o concurso de design de Moda inédito “Liberdade de Movimentos”. O objectivo é a concepção de um conjunto de vestuário feminino ou masculino, especialmente adaptado às necessidades das pessoas com artrite reumatóide.
No dia 2 de Abril, às 11 horas, nas instalações da Roche, na Amadora (junto ao Continente da Amadora) haverá uma apresentação do concurso. Para reservar lugar deverão ligar para: 21 413 62 39 ou 91 994 78 96.


# DiabetesMine Design Challenge

O "2009 DiabetesMine Design Challenge" é um concurso que tem por objectivo o desenvolvimento de novas soluções que melhorem as condições de vida dos diabéticos. As propostas deverão ser submetidas no formato de vídeo, com 2 minutos, para ser inserido no "DiabetesMine YouTube channel". O prazo para participar termina a 1 de Maio de 2009.


# ADC Young Guns 7

O concurso internacional "ADC Young Guns 7", promovido pelo "Art Directors Club", destina-se a criativos e designers, com 30 anos ou menos anos de idade, membros do ADC. Os interessados poderão concorrer nas seguintes categorias: design gráfico, fotografia, ilustração, publicidade, direcção de arte, "environmental" design, cinema, animação, vídeo, design interactivo, design de produto e tipografia. O prazo para participar termina a 19 de Maio de 2009.


# It's aperitivo time

A marca italiana "Peroni Nastro Azzurro", em colaboração com a Alessi e a Designboom estão a patrocinar o concurso internacional de design "Peroni Nastro Azzurro Blue Ribbon Design Awards 2009". Este concurso destina-se à concepção de acessórios para a hora dos aperitivos.
O prazo para participar termina a 8 de Junho de 2009.
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28 de março de 2009

Design Quotes

"…designers can make life more bearable by producing stuff that touches its audience rather than fucks them in the head."
Jon Wozencraft
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27 de março de 2009

DesignWorkPlan


DesignWorkPlan é um blogue, de Sander Baumann, sobre tipografia, sinalização e wayfinding.
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26 de março de 2009

City Bike #7 | Folding Commuter bike



O "Folding Commuter Bike" é o conceito de bicicleta dobrável proposto pelo designer Rick Marland ao Commuter Bike Design Contest.
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25 de março de 2009

Sabiam que... # podem existir diferenças de género no processamento do belo

A beleza é um conceito muito subjectivo, variável em função da cultura e da época, que resulta dos filtros de cada um. Contudo, um estudo recente sugere que existem diferenças na forma como homens e mulheres lidam com esse conceito.



Parece que as imagens consideradas belas afectam diferentes regiões dos cérebros de homens e mulheres. Por exemplo, nos homens, as imagens afectam regiões responsáveis pela localização dos objectos em termos absolutos, ou seja, as suas coordenadas. Já no cérebro das mulheres, para além de activarem essas regiões, também activam regiões relativas à sua localização relativa, isto é, por cima, atrás, debaixo, etc.

Os autores do estudo apontam algumas explicações para essas diferenças. Uma explicação sustenta que que as diferenças podem estar relacionadas com a evolução. Os homens eram sobretudo caçadores, enquanto que as mulheres eram recolectoras. Isto significaria que os homens deveriam desenvolver as suas capacidade de orientação espacial, enquanto que as mulheres deveriam aperfeiçoar as suas capacidades de identificação e diferenciação de imagens.

Abstract: The capacity to appreciate beauty is one of our species' most remarkable traits. Although knowledge about its neural correlates is growing, little is known about any gender-related differences. We have explored possible differences between men and women's neural correlates of aesthetic preference. We have used magnetoencephalography to record the brain activity of 10 male and 10 female participants while they decided whether or not they considered examples of artistic and natural visual stimuli to be beautiful. Our results reveal significantly different activity between the sexes in parietal regions when participants judged the stimuli as beautiful. Activity in this region was bilateral in women, whereas it was lateralized to the right hemisphere in men. It is known that the dorsal visual processing stream, which encompasses the superior parietal areas, has been significantly modified throughout human evolution. We posit that the observed gender-related differences are the result of evolutionary processes that occurred after the splitting of the human and chimpanzee lineages. In view of previous results on gender differences with respect to the neural correlates of coordinate and categorical spatial strategies, we infer that the different strategies used by men and women in assessing aesthetic preference may reflect differences in the strategies associated with the division of labor between our male and female hunter-gatherer hominin ancestors.

Referência:
Cela-Conde, C. J. , Ayala, F. J. , Munar, E., Maestu, F., Nadal, M., Capo, M. A., del Río, D., Lopez-Ibor, J. J., Ortiz, T., Mirasso, C. & Marty, G. (2009). Sex-related similarities and differences in the neural correlates of beauty. Proceedings of the National Academy of Sciences, Vol. 106, No.8.

24 de março de 2009

Graphic Design Theory

# Sugestão de leitura da semana:

Armstrong,Helen (2009). Graphic Design Theory: Readings from the Field. Princeton Architectural Press.
ISBN 9781568987729

"The titles in our best-selling Design Brief series are highly praised by graphic design students, educators, and professionals worldwide as invaluable resources. Each beautifully designed, affordable volume offers a concise overview of a design fundamental—the hows of design. But as most seasoned designers will tell you, a comprehensive education also requires an understanding of the whys of design practice. Graphic Design Theory presents groundbreaking, primary texts from the most important historical and contemporary design thinkers. From Aleksandr Rodchenko's "Who We Are: Manifesto of the Constructivist Group" to Kenya Hara's "Computer Technology and Design," this essential volume provides the necessary foundation for contemporary critical vocabulary and thought. Graphic Design Theory is organized in three sections: "Creating the Field" traces the evolution of graphic design over the course of the early 1900s, including influential avant-garde ideas of futurism, constructivism, and the Bauhaus; "Building on Success" covers the mid- to late twentieth century and considers the International Style, modernism, and postmodernism; and "Mapping the Future" opens at the end of the last century and includes current discussions on legibility, social responsibility, and new media. Striking color images illustrate each of the movements discussed and demonstrate the ongoing relationship between theory and practice. A brief commentary prefaces each text, providing a cultural and historical framework through which the work can be evaluated. Authors include such influential designers as Herbert Bayer, Lászlo Moholy-Nagy, Karl Gerstner, Katherine McCoy, Michael Rock, Lev Manovich, Ellen Lupton, and Lorraine Wild. Additional features include a timeline, glossary, and bibliography for further reading. A must-have survey for graduate and undergraduate courses in design history, theory, and contemporary issues, Graphic Design Theory invites designers and interested readers of all levels to plunge into the world of design discourse."
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23 de março de 2009

Rapidinhas...


# ISTD Awards 2009

Os interessados em concorrer aos Prémios da Sociedade Internacional de Designers Tipográficos, ISTD, edição de 2009, poderão fazê-lo em categorias como: design editorial, embalagem, sinalética, digital media, campanhas e design tipográfico. Os trabalhos elegíveis deverão ter sido publicados entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 Janeiro de 2009.
O prazo para concorrer termina a 31 de Março de 2009.


# Design and the Mediterranean

O objectivo do concurso internacional "Design and the Mediterranean" é antecipar os cenários da vida futura nos países do Mediterrâneo. Os participantes poderão expressar as suas visões em 3 categorias: design de produto, design visual e fotografia.
O prazo para concorrer termina a 2 de Maio de 2009.


# 2009 Future Lions

O concurso "Future Lions", promovido pela AKQA em colaboração com o Festival de Publicidade de Cannes, destina-se a estudantes que queiram concorrer com propostas de uma campanha publicitária global.
O prazo para concorrer termina a 4 de Maio de 2009.


# World Industrial Design Day 2009 Student Poster Competition

O "World Industrial Design Day 2009 Student Poster Competition" insere-se o âmbito das celebrações do Dia Internacional do Design Industrial, de 2009 (29 Junho) e é exclusivo para alunos inscritos em escolas de design que sejam membros da Icsid. O objectivo é ilustrar a importância do design industrial para a humanidade. O lema é: "Industrial Design - The product of human creativity".
O prazo para concorrer termina a 4 de Maio de 2009.


# Greenpeace Design Awards 2009

Estão abertas as submissões de trabalhos ao "Greenpeace Design Awards 2009", promovidos pela Greenpeace Australia Pacific, em conjugação com a UniLife Inc. e a University of South Australia. O objectivo dos prémios é ajudar a aumentar a consciência, através da inovação e criatividade, para os problemas ambientais. Os participantes devem criar um poster que transmita a mensagem:"Be a Part of the Action."
O prazo para concorrer termina a 15 de Junho de 2009.
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21 de março de 2009

Design Quotes

"It's not what you look at that matters, it's what you see."
Henry David Thoreau
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20 de março de 2009

Carlos Rosa Designers


Carlos Rosa Designers” é uma iniciativa do designer Carlos Rosa que, após um período em que esteve envolvido em alguns ateliers, se decidiu por uma carreira centrada no design de autor.

Carlos Rosa está actualmente envolvido em projectos de design com abrangência nacional e internacional. Nos projectos de maior dedicação chama equipas multidisciplinares a trabalhar sob a sua direcção. É especialista em áreas como o design editorial, identidade, sinalização e pictografia. Para além componente projectual aposta, fortemente, numa componente de investigação em design, através da participação em projectos de investigação científica e em investigação aplicada.

Sendo professor de design na ESD|IADE, desde 2001, está agora a desenvolver o seu doutoramento em Info Design, com bolsa de estudo atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. As suas áreas científicas de interesse são o Info Design e as metodologias de projecto aplicadas à concepção de sistemas gráficos complexos.

É um excelente professor e investigador, com artigos publicados por esse mundo fora, de Londres a Delft, passando por Utrecht. A próxima comunicação em encontros científicos, da qual é é co-autor (conjuntamente comigo e outros colegas), será sobre metodologias para o design de pictogramas, no Congresso da International Ergonomics Association, que decorrerá em Pequim em Agosto de 2009. Recentemente, foi convidado a assumir os cargos de Consultor Pedagógico e Gestor Criativo na Creative Station, uma escola de ensino profissional.

É também e sem qualquer dúvida um dos melhores designers gráficos que conheço, com obras já publicadas no nosso país e será certamente daqui por uns anos uma referência no design nacional.

Parabéns pela iniciativa e muito sucesso!!!...
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19 de março de 2009

City Bike #6 | Cube



A "Cube Bikes" desenvolveu, juntamente com o designer Gregor Dauth, um novo conceito de bicicleta urbana dobrável baseado no famoso canivete suiço.
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18 de março de 2009

Sabiam que... # a cor aumenta o desempenho

Um estudo recente sobre os efeitos cognitivos da cor, publicado na Science, revela que a cor afecta o desempenho humano.



Diversos participantes no estudo tiveram um desempenho superior, durante a realização de tarefas exigentes do ponto de vista da atenção e da memória, quando o encarnado estava presente. Já, quando lhes pediram para ser criativos, foram melhores quando o azul estava presente.

Quanto à atracção pelas cores, os participantes sentiram-me mais atraídos para o azul e evitavam o encarnado. Porém, nenhuma das 2 cores afectou a disposição/humor dos participantes nem a sua motivação. Os autores concluíram que, apesar de a cor ter influenciado a performance não a diminuiu ou afectou negativamente.

O facto de o encarnado ser evitado, apesar de ter sido associado anteriormente a um aumento da atracção por alguns alimentos e á estimulação sexual, pode estar relacionado com o facto de ser associado a a situações do quotidiano que envolvem algum perigo ou preocupação como, por exemplo, sinais de stop, perigo, fogo, etc. Habitualmente as pessoas quererão evitar essas situações e, por isso, terão um desempenho superior em termos de lidar com detalhes. O azul, por seu lado, é associado ao céu, ao mar e à segurança. Por isso, as pessoas serão mais estimuladas a explorar.

Abstract:
Existing research reports inconsistent findings with regard to the effect of color on cognitive task performances. Some research suggests that blue or green leads to better performances than red; other studies record the opposite. Current work reconciles this discrepancy. We demonstrate that red (versus blue) color induces primarily an avoidance (versus approach) motivation (study 1, n = 69) and that red enhances performance on a detail-oriented task, whereas blue enhances performance on a creative task (studies 2 and 3, n = 208 and 118). Further, we replicate these results in the domains of product design (study 4, n = 42) and persuasive message evaluation (study 5, n = 161) and show that these effects occur outside of individuals' consciousness (study 6, n = 68). We also provide process evidence suggesting that the activation of alternative motivations mediates the effect of color on cognitive task performances.

Referência:
Mehta, Ravi & Zhu, Juliet (2009). Blue or Red? Exploring the Effect of Color on Cognitive Task Performances. Science, Vol. 324, Issue 5915.
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17 de março de 2009

Robert Brownjohn: Sex and Typography

# Sugestão de leitura da semana:

King, Emily (2005). Robert Brownjohn: Sex and Typography. Princeton Architectural Press.
ISBN-10: 1568985509

"The design profession doesn't produce many larger-than-life figures. Robert Brownjohn-BJ, to just about everyone who knew him, and everyone did-was one. His gifts were immense, as were his appetites. Enfant terrible and visionary, he was both. Mick and the Stones wanted to hang with him. Of course it couldn't last. Robert Brownjohn was simply too big for this world. He died in 1970 at the age of 45, a victim of his own excesses. Today, he is best remembered for his sexy James Bond credit sequences. But Brownjohn's legacy is far more significant, and his story has all the drama and pathos of a Hollywood blockbuster. Now, for the first time, this extraordinary life and career is remembered in print, with all its richness and complexity. Robert Brownjohn: Sex and Typography tracks the story of this legend from his early years as the prized student of Laszlo Moholy-Nagy to his days as a visionary star in the New York design world of the sixties and his later years as an icon in the film and advertising world of swinging London. Robert Brownjohn illustrates the dynamic work Brownjohn produced on his own and as a cofounder of the firms Brownjohn, Chermayeff, and Geismar in New York, and Cammell, Hudson, and Brownjohn in London, including campaigns for such giants as Pirelli, IBM, and Midland Bank. Robert Brownjohn is both an inspirational monograph of creative genius and a window into the life of a Falstaffian figure who just happened to be one of the formative designers of the twentieth century."
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16 de março de 2009

Rapidinhas...


# Bolsas de estudo em fotografia "Roberto Villagraz"

Poderão concorrer às bolsas de estudo "Roberto Villagraz", de 2009, todos os interessados que tenham menos de 39 anos de idade. As bolsas, atribuídas pela EFTI, destinam-se à frequência do seu mestrado internacional em fotografia, considerado um dos melhores do mundo nesta área. Para concorrer deverão enviar os vossos trabalhos até 27 de Março de 2009.


# The Beach & Pool 2008/09

O concurso internacional "Beach&Pool 2008/09", promovido pelo Design Institution, tem por objectivo o desenvolvimento de conceitos para equipamento (mobiliário, acessórios, entre outros) de apoio aos espaços de praia, piscina e/ou de terraço. As submissões encerram a 2 de Abril de 2009.


# Prémio Inovação EDP Richard Branson

O Prémio Inovação EDP Richard Branson procura promover uma visão ambiental do mundo empresarial. Nesse sentido, desafia os estudantes a desenvolver projectos inovadores que incentivem o empreendedorismos na área do "Clean Tech". As categorias a concurso são: Formas limpas de gestão de energia; Eficiência energética; Redes inteligentes; Armazenamento e distribuição de energia; Captura e armazenamento de carbono (CCS - Carbon Capture and Storage). Poderão concorrer todas as pessoas, residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, feitos até 31 de Dezembro de 2009. A entrega da candidatura e da memória descritiva deverá ser feita até 3 de Abril de 2009.
Links: Regulamento | Ficha de Inscrição


#Prémio de Escultura ArteMar Estoril

O Prémio de Escultura ArteMar Estoril, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e a Agência Cascais Atlântico, com a colaboração técnica da Fundação D. Luís I, irá decorrer de 12 de Setembro a 1 de Novembro de 2009. O Prémio pretende distinguir trabalhos, com elevada qualidade estética, que sejam capazes de reflectir as preocupações ambientais. As obras serão expostas ao longo do Paredão/Passeio Marítimo, numa extensão de cerca de 2 km, desde a Praia da Duquesa à Praia da Poça. As candidaturas encerram a 7 de Abril de 2009.


# Design Against Fur

O concurso internacional “Design Against Fur” destina-se à concepção de um poster original que desincentive o uso de peles de animais. O prazo de inscrição, para a Europa, termina a 17 de Abril de 2009 e a submissão encerra a 30 de Abril de 2009.
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15 de março de 2009

Pensos; finalmente para todos

Eis um bom exemplo que as pequenas coisas fazem grandes diferenças.

Josephine Dickson, esposa de Earl Dickson, machucava-se com frequência na cozinha. Earl Dickson, funcionário da Johnson & Johnson e cansado de enfaixar os dedos machucados da esposa, pensou em deixar curativos prontos para que ela pudesse colocá-los sozinha.

Pôs um pedaço de gaze no meio de uma tira de esparadrapo e cobriu a superfície adesiva com um tecido que deveria ser retirado na hora de usar. Os executivos da J&J gostaram da ideia de Dickson e a transformaram em um novo produto. O Band-Aid começou a ser produzido e comercializado em 1933, principalmente para hospitais. Em Novembro de 1947 foi lançado ao consumidor.

Na década de 50 a cor habitual dos pensos, "cor da pele", foi introduzida pela 1ª vez como uma das melhorias apresentadas pela J&J para disfarçar os ferimentos. Nesta altura o Band-Aid era a marca líder em todo mundo e a cor habitual era a “cor da pele”.

O que ninguém notou foi que a “pele” de referencia era a do próprio Earl Dickson e a da sua esposa! Mas para sorte do resto do mundo, alguém corrigiu isto!


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Sem palavras...

14 de março de 2009

Design Quotes

"A design isn’t finished until somebody is using it."
Brenda Laurel
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13 de março de 2009

Os animais salvam o planeta e vocês?


A animação, sobretudo quando recorre aos animais, pode ser uma ferramenta de sucesso para ajudar a mudar as mentalidades.

Há algum tempo atrás divulguei o site da "creaturediscomforts.org", que recorre a animações com animais para falar de acessibilidade. Hoje, gostaria de destacar o site "The animals save the planet" que usa animações com animais para ensinar a ter uma postura mais ecológica e sustentável.

Os pequenos filmes são uma delícia, cheios de humor e boa disposição.
Um bom site para crianças e adultos, para se explorar em família...
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12 de março de 2009

City Bike #5 | Genius



"Genius" é mais um conceito de bicicleta urbana, dobrável, ideal para as deslocações citadinas e 100% feita em materiais recicláveis, desenvolvida pelo atelier "Desiners Associes", com o qual ganharam um "Design Red Dot" em 2007.
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11 de março de 2009

Sabiam que # os raios-X foram usados para vender sapatos

Conceber bons sapatos deve ser mais do que uma questão estética e ir muito para além dos factores relacionados com a moda, devendo incluir preocupações com a saúde e conforto dos utilizadores. Nesse sentido, a ergonomia tem vindo a estudar a problemática do calçado e a contribuir para o desenvolvimento de melhores sapatos, que promovam o conforto e evitem a ocorrência de lesões/patologias nos pés e coluna dos humanos.

Actualmente dispomos de tecnologia sofisticada que nos permite fazer uma avaliação, muito rigorosa e completa, do fenómeno complexo da marcha e, dessa forma, dar importantes contributos para o design dos sapatos. São exemplos disso:
> Uso de tapetes e palmilhas, com sensores de pressão integrados, para medir a dinâmica da pressão do pé nos sapatos;
> Uso de sistemas opto-electrónicos (do tipo scanners) para recolher as dimensões, a 3D, dos pés humanos;
> Uso de sistemas para recolha de dados funcionais associados à marcha (goniometria, acelerometria e fotogrameteria);
> entre outros...

Infelizmente, apenas as marcas de calçado desportivo e algumas, raras, marcas de calçado comum demonstram interesse por estas questões.


No entanto, o uso da ciência e da tecnologia no calçado não é algo recente. O "shoe-fitting fluoroscope", que consistia numa engenhoca para fazer um "raio-X" aos pés, depois de calçados, era comum nas sapatarias americanas entre 1930 e 1950. Um dispositivo similar, o "Pedoscope", era usado na Grã-Bretanha por volta de 1925. O objectivo destes aparelhos era verificar, através da observação directa do pé no interior dos sapatos, se os dedos estavam correctamente posicionados lá dentro.





Estas soluções tecnológicas foram usadas, sem grande contestação ou preocupação, até aos anos 50, quando começaram a surgir preocupações com a exposição à radiação. Nos anos 60 o seu uso foi banido.

A esta distância podemos achar idiota, e até anedótico, o uso desregulado da radiação mas, amanhã, outros acharão o mesmo de nós, a propósito de uma tecnologia qualquer que hoje usamos alegremente (ex. telemóveis, alimentos transgénicos, etc.). Esse é o preço a pagar pelo desenvolvimento.

No meu entender, a lição mais importante a tirar deste exemplo é a vontade de melhorar a adequação de uma solução ou produto, ao Homem, colocando a ciência ao serviço do design e não só!

Ler mais sobre o Shoe-Fitting Fluoroscope nos sites:
Oak Ridge Associated Universities | Wisconsin Historical Museum.


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10 de março de 2009

Geometry of Design

# Sugestão de leitura da semana:

Elam, Kimberly (2001). Geometry of Design: Studies in Proportion and Composition. Princeton Architectural Press.
ISBN 9781568982496

"At last, a mathematical explanation of how art works presented in a manner we can all understand. Kimberly Elam takes the reader on a geometrical journey, lending insight and coherence to the design process by exploring the visual relationships that have foundations in mathematics as well as the essential qualities of life. Geometry of Design—the first book in our new Design Briefs Series—takes a close look at a broad range of twentieth-century examples of design, architecture, and illustration (from the Barcelona chair to the Musica Viva poster, from the Braun hand-blender to the Conico kettle), revealing underlying geometric structures in their compositions. Explanations and techniques of visual analysis make the inherent mathematical relationships evident and a must-have for anyone involved in graphic arts. The book focuses not only on the classic systems of proportioning, such as the golden section and root rectangles, but also on less well known proportioning systems such as the Fibonacci Series. Through detailed diagrams these geometric systems are brought to life giving an effective insight into the design process. Kimberly Elam teaches in the Department of Industrial Design at Ohio State University and is a principle partner in her design consulting firm."
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9 de março de 2009

Portas que desaparecem

Um belo exemplo do casamento perfeito entre a Ergonomia e o Design.

video

Com esta inovação, poderíamos finalmente dizer adeus às amolgadelas das portas nos parques, sempre cheios, dos Centros Comerciais. Contudo, o adeus será apenas para as mossas provocadas pelas portas alheias. Quanto aos pacotes, sacos pontiagudos, maus condutores de carrinhos de supermercado e crianças mal educadas, ficamos à espera de uma boa solução.
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Rapidinhas...


# Kplaces

O "Kplaces.com" é o primeiro motor de pesquisa português especializado em Ciência. Uma nova ferramenta ao dispor dos utilizadores do Portal CienciaPT, que lhes permitirá, com um simples clique, localizar toda a informação na Web sobre a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.


# Scirus

O "Scirus" é um outro motor de busca, também especializado em ciência.


# CiteULike

O "CiteULike" é uma base de dados, on-line, gratuita, que permite guardar, organizar e partilhar artigos académicos. Quando encontram um artigo ou um livro que vos interessa, na web, basta clicar num botão para o adicionar a vossa biblioteca pessoal. O CiteULike busca e recolhe, automaticamente, as referências necessárias para a sua citação. A grande vantagem desta base de dados é que, como está na web e não no vosso computador, estará acessível em qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet.


# The Ergonomics Open Journal

O "Ergonomics Open Journal" é, tal como o nome indica, uma revista on-line de livre acesso que publica artigos de investigação, revisões e artigos curtos em todas as áreas da Ergonomia e Factores Humanos.


# Arcos

A "Arcos: design, cultura material e visualidade" é uma revista, on-line, que funciona como um projecto de extensão do Programa de Pós-graduação da Esdi, Brasil, sob coordenação do professor Sydney Freitas.


# Cubo 24

O "Cubo 24" é mais do que uma nova galeria de arte, "é um atelier/galeria, espaço cultural para criar, inventar e expor. Projectos itinerantes, experimentação, multidisciplinaridade, descentralização, internacionalização, surgem como objecto de trabalho."
O "Cubo 24", localizado nos Campo Mártires da Pátria, 24, Lisboa, é gerido pela minha amiga Laca e sua sócia Rute e está aberto a todos os que queiram expôr os seus trabalhos...
Vamos participar!!!
Parabéns e votos de muito sucesso...
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7 de março de 2009

Design Quotes

"Faces of type are like men’s faces. They have their own expression; their complexion and peculiar twists and turns of line identify them immediately to friends, to whom each is full of identity."
J.L. Frazier

6 de março de 2009

1 Design Per Day


1 Design Per Day é um blogue que publica, tal como o nome indica, um produto ou projecto de design por dia.

Mais um sítio para ir acompanhando e para ir buscando inspiração...
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5 de março de 2009

City Bike #4 | Sunny Day



"Sunny Day" é um conceito de bicicleta urbana, que usa energia solar para auxiliar nas deslocações, da autoria do designer Larry Chen, vencedor da 12ª edição do "International Bicycle Design Competition".
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4 de março de 2009

Sabiam que... # lágrimas aumentam a tristeza percepcionada

Um estudo recente, conduzido por cientistas da universidade de Maryland-Baltimore, sugere que num rosto triste sem lágrimas a percepção da tristeza é menor. Para chegar a tal conclusão os investigadores manipularam, em photoshop, fotografias de pessoas que choravam, removendo-lhes as lágrimas. O resultado foi que, sem lágrimas, as expressões foram avaliadas como transmitindo sensações ambíguas ou neutras.


Figura 1 - Rosto manipulado. Imagem da esquerda original, com lágrimas. Imagem da direita, manipulada em Photoshop, sem lágrimas.

O estudo envolveu a avaliação de 200 fotografias exibindo, de forma aleatória, 100 expressões faciais. A classificação foi feita por 80 participantes, que usaram uma escala do tipo Likert de 7 pontos, de "not sad at all" a "extremely sad".

Muitas expressões humanas são formas de comunicação não verbal universais, onde as lágrimas parecem ter um grande impacto. Estas descobertas são muito úteis para quem, como os designers, tem que transmitir estados de alma, sentimentos e emoções...

Ler artigo (PDF).
Provine,Robert R.; Krosnowski, Kurt A. & Brocato, Nicole W. (2009). Tearing: Breakthrough in Human Emotional Signaling. Evolutionary Psychology, 7(1): 52-56

3 de março de 2009

The Wayfinding Handbook

# Sugestão de leitura da semana:

Gibson, David (2009). The Wayfinding Handbook: Information Design for Public Places. Princeton Architectural Press.
ISBN 9781568987699

"Where am I? What can I do here? Where can I go from here? How do I get out of here?

Consciously or not, we ask such questions every day as we navigate the places and spaces of our lives. Whether we find ourselves in a museum, hospital, airport, mall, or street in an unfamiliar city, we depend on systems of visual, audible, and tactile cues not only to lead the way, but also to keep us safe. They are the fundamental questions of wayfinding—a process that encompasses both the experience of choosing a path within a built environment and the set of design elements that aid in such a decision. A decade ago, the professional practice of wayfinding design simply involved devising sign systems. Today, the field is much broader and continues to expand to address technological developments—kinetic media, GPS systems, web connectivity, smart materials—as well as cultural changes in areas such as branding and environmental awareness. Similarly, a cross-disciplinary familiarity with graphic, architectural, landscape, interior, industrial, and information design has become an essential requirement of twenty-first-century wayfinding design.

The Wayfinding Handbook is an exciting new volume in our acclaimed Design Briefs series. Professional wayfinding designer David Gibson draws on more than thirty years of experience collaborating with architects, planners, developers, managers, and civic leaders to offer an insider's view of this rapidly evolving discipline. Using real-life examples, Gibson illustrates the way type, color, mapmaking, dimensional forms, material selection, and new media are used to create effective wayfinding systems

The Wayfinding Handbook is a complete guide to the discipline, from planning and design to practical considerations, such as setting up teams and managing projects. "Other Voices" sidebars, presented throughout the book, reveal the opinions of experts who plan, manage, and shape wayfinding projects. A comprehensive bibliography and gallery of resources round out what is likely to become the go-to resource for students, professionals, or anyone charged with designing people-friendly, universally accessible environments."

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2 de março de 2009

Rapidinhas...


# In Vision International Art Competition

"In Vision"
é uma competição internacional, on-line, no âmbito da fantasia, surrealimso ou ficção. O objectivo é a partilha das visões através da pintura, fotografia, escultura, ou outras formas de arte. O prazo para participar termina a 31 de Março de 2009.


# Good 50x70 2009: Call for Entries

Good 50x70 2009 tem por objectivo criar posters, para instituições como a Amnistia Internacional, Greenpeace, Unicef, WWF, entre outras, que aumentem a consciência, entre a comunidade criativa, sobre o poder que detêm como força social. O prazo para participar termina a 01 de Abril de 2009.


# Midas awards 2009

O "Midas awards" é um galardão destinado a reconhecer trabalhos de marketing e publicidade concebidos para a área financeira. O prazo para participar termina a 28 de Abril de 2009.


# 2009 Poster Competition - greendesign

A "Toronto Society of Architects", juntamente com o "Canada Green Building Council", "Greater Toronto Chapter" e "Design Industry Advisory Committee", estão a promover o concurso Greendesign com o objectivo de conceber posters que incentivem a consciência para o design sustentável. Poderão consultar aqui (pdf) o briefing do concurso. As inscrições terminam a 01 de Maio de 2009.
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