25 de outubro de 2005

Emotional Design















"Beauty and brains, pleasure and usability go hand-in-hand in good design".
Norman, Donald A. (2003). Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things. Basic Books.

Emoção é uma parte essencial da vida, afecta os nossos sentimentos, o nosso comportamento e o nosso pensamento. Efectivamente, a emoção torna-nos inteligentes. Ninguém nega que a funcionalidade e a usabilidade são importantes, mas sem prazer e divertimento, sem alegria e excitação e, claro que, sem ansiedade e raiva, as nossas vidas estariam incompletas. Por ser fundamental para a vida, a emoção, é igualmente essencial para os produtos, ambientes e máquinas. Um design atraente não é, obrigatoriamente, mais eficaz, mas estarão estes dois requisitos em conflito? Falar de emoção é também falar de estética, de atracção e de beleza. A beleza e a racionalidade, o prazer e a usabilidade devem andar de mãos dadas. Esta é a mensagem essencial contida no livro Emotional Design.
Boas emoções procuram-se...

2 comentários:

CORTO MALTESE disse...

Toda a gente sabe que funciona mal.
Mas todos os designers têm um a servir de bibelot na cozinha.
A emoção ao serviço ao design. O status que representa ter este tipo de objecto. O objecto pelo objecto. O objecto do "S+arck"!
E eu tenho um... custou 10 contos e fica mesmo bem lá na bancada...
:)

Atom Ant disse...

As coisas inexplicáveis que a emoção provoca!