21 de fevereiro de 2006

História, teoria e práctica do design de produto

Bürdek, Bernhard E. (2004), Design: The History, Theory and Practice of Product Design. Birkhauser Boston. ISBN: 3764370297

Este livro é um clássico sobre design, um verdadeiro compêndio de informação, que disponibiliza um corpo teórico sólido sobre o design. A sua primeira edição aconteceu em 1991 e, desde então, já foi traduzido em inúmeras línguas (em breve também em Português do Brasil). Na 3ª edição apresenta-se completamente reformulado e alargado, abrangendo temas como:
Design e a sua história; Design e o fenómeno da globalização; Design e metodologia; Design e teoria; Design e o seu contexto e, também, uma bibliografia detalhada e bem fundamentada.

Este manual dá-nos uma perspectiva ampla da evolução desta disciplina, fugindo à tendência do livro-catálogo de imagens, optando por uma forte, e necessária, teorização desta disciplina e uma ideia saudável de comunidade. No meu entender, são obras como esta que ajudam o design a afirmar-se no meio científico e na comunidade pois, só quando for possível desenvolver um conhecimento próprio da disciplina, estaremos na posição de introduzir este conhecimento em projectos e processos interdisciplinares.

Quem ler este livro vai entender, de facto, o que é o design e que o design é, realmente, uma ciência que tem produzido conhecimento ao longo de várias décadas.

Sem comentários: