9 de fevereiro de 2006

É a tua vez...

Um designer espanhol criou uma solução para “obrigar” os homens a partilhar as tarefas domésticas!!!...
O novo conceito de electrodomésticos “solidários” foi aplicado a uma máquina de lavar roupa chamada, precisamente, “Your Turn”. Este aparelho, temperamental, não se deixa usar, duas vezes seguidas, pela mesma pessoa. Para tal, a máquina usa a tecnologia de reconhecimento das impressões digitais. A máquina tem um sensor cujo software só permite que o programa de lavagem seja iniciado se forem colocados, sobre ele, diversos dedos em simultâneo. A única forma de contornar o controlo individual é aceder ás traseiras da máquina para remover o sensor, o que não é fácil…

Esta ideia surgiu, ao designer Pep Torres, depois de um convite para a criação de um presente inovador para o dia do pai. Ele pensou que seria interessante acabar com a ideia primitiva do macho man, que não participa nas tarefas domésticas (como alguns que eu conheço que só querem ver o futebol e beber cerveja). É claro que alguns homens não estão de acordo e acham que esta prenda se destina mais à dona da casa. Porém, também é uma solução à prova de crianças, os pais podem ficar descansados que os seus filhos não irão lavar os animais de estimação ou a sua câmara de vídeo, pois os seus dedos não são reconhecidos pelo sistema.

Mas como não há bela sem senão, esta solução também tem falhas. Este sistema não impede que seja sempre a mesma pessoa a carregar a máquina, apenas controla quem a põe a funcionar. Para soluções futuras, Torres espera conseguir instalar sensores também na porta.

Se o vosso parceiro(a) se ausentar por uns dias vão ter que andar com a roupinha suja, ou optar pela lavandaria…Senão, podem sempre introduzir as impressões digitais do vizinho(a) mais atraente do prédio!...

Sem comentários: