24 de fevereiro de 2006

INDEX / abrigos paraSITE

Infelizmente, começa a ser comum passar pelas ruas da cidade e encontrar pessoas deitadas nos vãos dos prédios, nos bancos de jardim, nas arcadas ou em qualquer recanto que lhes ofereça algum abrigo. Podemos ser mais ou menos sensíveis a situações extremas como estas mas, como designers, temos a obrigação de fazer algo, de intervir, para tentar melhorar as condições de vida destes seres, tão humanos como qualquer um de nós.
Neste âmbito, o trabalho do designer Michael Rakowitz deve ser destacado. Desde 2000 que ele tem concebido abrigos para pessoas desfavorecidas. Os seus projectos têm sido realizados em colaboração com a INDEX , que é uma organização internacional que investe em design que contribua para melhorar a vida de pessoas carenciadas pelo mundo inteiro. Já foram desenvolvidos mais de 20 abrigos paraSITE que foram distribuídos aos sem-abrigo em Nova York e Baltimore.













O que é extraordinário é que estes abrigos são construídos a partir de materiais efémeros, lixo, como sacos plásticos encontrados nas ruas. Os abrigos foram pensados de forma a aproveitar o calor expelido pelas saídas de ar condicionado, dos exteriores dos edifícios, canalizando-o para uma membrana dupla insuflável, pelo que, o ar expelido nunca é respirado directamente pelo utilizador.
O designer diz ter-se inspirado nos Beduínos nómadas da Jordânia que posicionam as suas tendas, em função dos ventos do deserto, para que não se desmanchem e para que o vento as arrefeça durante a noite.

A paraSITE também traz uma nova maneira de encarar os sem-abrigo tornando-os mais visíveis, menos marginais e conferindo-lhes alguma dignidade. Para muitos sem-abrigo esta também é uma pequena vitória contra a sociedade, uma forma de não se sentirem derrotados.

Para a cidade esta relação pode tornar-se perigosa, tal como acontece entre muitas relações hospedeiro-parasita. Será que estes “parasitas” se irão expandir e proliferar por toda a cidade? Uma dia acordaremos e em cada rua, em cada prédio existirá um abrigo paraSITE?
Que visão inquietante!
Se esta ideia nos perturba… temos que lutar por uma sociedade mais justa, mais humana.

Fora do âmbito original, a ideia de base destes abrigos pode ser adaptada, de forma a criar a abrigos temporários, para situações de catástrofe ou emergência humanitária.

Sem comentários: