14 de fevereiro de 2006

Princípios Universais do Design

Lidwell, W., Holden, K. & Butler (2003), Universal Principles of Design : 100 Ways to Enhance Usability, Influence Perception, Increase Appeal, Make Better Design Decisions, and Teach Through Design. Rockport Publishers.
ISBN: 1592530079

Dada a grande diversidade de temáticas, abrangidas pelo design e consequente dispersão das mesmas, o designer tem dificuldade em reunir toda a informação necessária para muitos dos seus projectos. Foi a pensar em facilitar a vida aos designers que foi elaborado este livro, que ambiciona ser a primeira enciclopédia multidisciplinar de design. É uma obra ricamente ilustrada, de fácil consulta e que contém diversos conceitos de design exemplificados com aplicações práticas.

Os conteúdos do livro podem ser organizados em 5 grandes categorias:
How can I influence the way a design is perceived?
How can I help people learn from a design?
How can I enhance the usability of a design?
How can I increase the appeal of a design?
How can I make better design decisions?

Estas 5 categorias estão sub-divididas em 216 conteúdos que abordam questões tão diversas como: acessibilidade arquétipos, alinhamentos, dissonância cognitiva, cor, comparação, confirmação, consistência, convergência, custo-benefício, ciclo de desenvolvimento, erros, factor de segurança, sequência Fibonacci, relação figura-fundo, relação usabilidade-flexibilidade, esquecimento, forma e função, diagrama de Gutenberg, hierarquia, destaque, representação icónica, efeitos de interferência, lei de Prägnanz, legibilidade, ciclo de vida, mapa mental, modularidade, distribuição normal, entre muitos outros.

3 comentários:

Fabs Costa disse...

É de facto um livro imperdível.

Há também a ideia fundamental das competências transversais no design que como o próprio nome do livro intitula de Princípios Universais.

É curioso que na área do design de comunicação visual, "nós" organizamos as diferentes sub-áreas como por exemplo o design tipográfico, o design editorial, o design de imagem corporativa, o design de embalagem, o design de campanha e o design de informação, segundo as funções específicas de cada área tendo em conta a criação do objecto de comunicação visual como producto de design.

No entanto estão presentes príncipios universais que são transversais em todos os projectos de comunicação visual.

Este livro pretende arrumar de forma criteriosa e ampla príncipios universais, de todas as áreas do design. Uma tarefa, difícil!
É criterioso, conciso, objectivo, limpo e claro.
Como objecto de comunicação visual é um livro apetecível...

Anónimo disse...

Fabs isto não é do meu tempo, eu ainda usava o catalogo da Mecanorma...mas tens razão
pela segunda vez (isto está a ficar mau).

Queres fazer a capa do meu proximo livro?

Amede Ramid

Fabs Costa disse...

Claro!
Quando?