23 de fevereiro de 2006

Um telemóvel especial











Os invisuais já podem contar com uma nova forma de usar o telemóvel - Mukana.
A solução resultou da conjugação de esforços de um grupo de trabalho multidisciplinar: Paula Löppönen (designer industrial especializada em usabilidade e ergonomia), Tikka Löppönen (mestre em psicologia), Päivi Haaksiluoto (designer de moda) e Tatu Marttila (designer industrial) e com o apoio do Finnish Federation of the Visually Impaired, da University of Art and Design Helsinki, e doTechnical Research Center of Finland.
Este novo conceito consiste num telemóvel que se pode “vestir” e que incorpora um sistema GPS. Basicamente, consiste numa faixa de neoprene com um bolso para o telemóvel e com um auricular que funciona por bluetooth. Os utilizadores podem interagir com o Mukana tanto oralmente, porque possui um software de reconhecimento de voz, como através de um teclado Braille incorporado de série, recebendo as informações através do auricular. O teclado está, adequadamente, posicionado na frente com um ângulo que permite um correcto posicionamento da mão do ponto de vista ergonómico. Os materiais usados são muito expressivos, quanto à textura, o que os torna muito ricos do ponto de vista sensorial. O sistema pode ser usado para, coisas tão diversas como fazer uma chamada, obter uma localização precisa da nossa posição na cidade, decidir qual o melhor caminho a seguir ou saber a que horas chega o próximo autocarro, etc.

É uma solução interessante, na ligação entre o vestuário e a tecnologia, ao serviços daqueles que possuem necessidades especiais e muito especial, por ter sido fruto de uma relação multidisciplinar.
Deveríamos incentivar muito este tipo de postura projectual…

1 comentário:

Anónimo disse...

acho muito boa ideia que os invisuais possam utilizar o telemovel...parabens