Green. W. S. & Jordan, P. W. (Eds.) (2002). Pleasure With Products: Beyond usability. Taylor & Francis. ISBN: 0415237041
A Ergonomia afirma-se cada vez mais, como uma ciência aplicada, indispensável ao design. Muita da sua utilidade, para os designers, reside na amplitude do seu objecto de estudo, do seu campo de intervenção e dos seus objectivos. Enquanto que, nos seus primórdios, se centrava, quase exclusivamente, nos aspectos físicos do Homem, nos últimos anos tem alargado os seus interesses para áreas como os factores cognitivos, culturais, emocionais, e subjectivos relacionados com os utilizadores. Anteriormente, as preocupações da ergonomia com o design de um produto eram, sobretudo, com a segurança, com a adequação antropométrica, com as questões biomecânicas e com a adequação ás capacidades sensoriais e cognitivas do Homem. Isto levou, obviamente, a que a usabilidade passasse a ser considerada como muito importante para a qualidade do produto. Actualmente, ainda é mas, alguns investigadores já estão para além das questões básicas da usabilidade, numa área que designam de "pleasure-based human factors”. Esta área, dá ênfase a uma visão holística da interacção do Homem com o produto. O mesmo é dizer que, a avaliação do produto, não é apenas feita com base na sua adequação ás características e limitações físico-cognitivas humanas mas, também, na sua adequação aos estilos de vida dos utilizadores, aos seus sonhos, valores, gostos e desejos.
A minha sugestão de leitura, desta semana, vem na sequência do post de ontem sobre ergonomia Kansei, uma vez que este livro também aborda essas questões. Nele podemos obter uma visão geral do estado da arte, no que diz respeito ás abordagens da ergonomia, sendo cada capítulo da autoria de diferentes investigadores credenciados.
Podem consultar o seu extenso índice, disponível no Google Books.
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António Gil
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