24 de outubro de 2006

Usabilidade da Web

Nielsen, Jakob (1999). Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Peachpit Press; 1st edition.
ISBN: 156205810X

Há poucos dias participei num teste de usabilidade de um novo site. Para quem não sabe o que isto é, aqui fica uma explicação muito geral do procedimento. Basicamente, o participante é convidado a experimentar o site (neste caso um protótipo quase final do mesmo). O processo não é livre pois foram, previamente, estabelecidas 5 tarefas representativas daquilo que se irá fazer com o site em estudo. O participante terá que indicar, como faria para realizar a tal actividade, fazer comentários e avaliações ao processo. É importante entender as expectativas, que o utilizador tem, sobre cada página seguinte. Aspectos como as cores, o grafismo, os ícones, a estrutura da página, entre outros, também são avaliados.
O investigador vai registando todos os comentários feitos, todas as respostas dadas e também as expressões faciais. O processo pode ser gravado, para uma avaliação posterior mais aprofundada.

Devo dizer, só por curiosidade, que a minha avaliação do tal site foi negativa. Tive dificuldade em encontrar a forma de passar para o momento/página seguinte, alguns ícones eram de compreensão muito duvidosa e no final, já nem sabia se tinha realizado, ou não, a tarefa que me tinha proposto. Tive vontade de desistir do processo várias vezes. As minhas dificuldades e sugestões, juntamente com a de todos os outros participantes, serão informações cruciais para quem está envolvido no processo de desenvolvimento do site. Desta forma, poderão compreender o que está mal e tentar melhorar a solução antes de a colocar no mercado.

Os 3 princípios básicos da usabilidade são: 1) Prototipagem; 2) Testes empíricos com utilizadores; 3) Design iteractivo. As vantagens do recurso aos métodos e técnicas da usabilidade e ao design-centrado-no-utilizador são óbvias e inegáveis!

Dizem os entendidos que, criar sites é fácil, qualquer um o faz mas, criar sites que satisfaçam as necessidades e expectativas dos utilizadores é que é difícil. Fiquei a saber que, a maioria dos testes de usabilidade em uso, são feitos tomando como base os livros do Jakob Nielsen, o grande guru da usabilidade. Parece que este livro e o seu antecessor - “Usability Engineering, (1994”) são considerados as bíblias da usabilidade, devendo ser lidos por todos os que trabalham nesta área da “web”. Este livro está recheado de exemplos anotados, recomendações e ilustrações a cores de sites actuais. Entre os tópicos abordados destacam-se:

Cross-platform design, response time considerations, writing for the Web, multimedia implementation, navigation strategies, search boxes, corporate intranet design, accessibility for disabled users, international considerations, and future predictions.

Recomendado pelos especialistas!

Sem comentários: