5 de fevereiro de 2007

Culturgest

Caros "consumidores" deste blog, há umas propostas interessantes para visitarem - se ainda não conhecem este espaço de divulgação cultural da cidade de Lisboa.
Aqui vão:



Ben Callaway

Exposição · de 20 de Janeiro a 25 de Março de 2007Galeria 1 · 2 euros

Ben Callaway (Bristol, 1978) tem vindo a utilizar o vídeo como medium exclusivo do seu trabalho. Usando imagens encontradas e apropriadas de origens muito diversas, desde vídeos promocionais até documentários anódinos, submete-as a uma laboriosa manipulação e a uma cuidada montagem. Constrói deste modo pequenas narrativas ficcionais que se revelam tão intrigantes quanto visualmente fascinantes. A materialidade do medium é explorada nos seus interstícios através de operações de manipulação das imagens como transferências sucessivas em formato analógico e deste para digital, assim como alterações de velocidades. Dos seus vídeos desprende--se uma visão alegórica do mundo eivada de niilismo existencial.
Ben Callaway fez os seus estudos de arte no Goldsmiths College (licenciatura) e na Slade School of Art (mestrado). Vive e trabalha em Londres. Esta é a sua primeira exposição individual.
CuradorMiguel Wandschneider



Bruno Pacheco
Exposição · de 20 de Janeiro a 25 de Março de 2007Galeria 2 · 2 euros

Esta exposição reúne obras recentes, na sua maioria inéditas em Portugal, entre as quais um conjunto de pinturas de grandes dimensões, “retratos de grupo” que desvelam um olhar irónico e intrigante sobre o indivíduo e a sociedade. Adoptando como referente fotografias apropriadas da internet ou tiradas por si, Bruno Pacheco descarta os significados originais das imagens e afasta-se do registo fotográfico. Paralelamente ao seu trabalho de pintura, o artista tem realizado vídeos que se oferecem como auto-retratos ambíguos e com uma acentuada dimensão performativa. Mais recentemente, tem feito objectos em que questões da pintura se articulam com outras da escultura. Estas duas facetas da sua actividade – os vídeos e os objectos – encontram-se igualmente representadas na exposição.Bruno Pacheco (Lisboa, 1974) fez estudos de artes plásticas no Goldsmiths College em Londres e vive nesta cidade há dez anos.Depois de uma extensa apresentação dos seus trabalhos em vídeo no projecto SlowMotion em 2002 (ESAD, Caldas da Rainha, e Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa), Bruno Pacheco tem vindo a ganhar crescente reconhecimento desde a sua exposição individual em 2004 na Galeria Lisboa 20, em Lisboa. Em 2006, realizou exposições individuais na Galeria Quadrado Azul, no Porto, e na HollyBush Gardens Gallery, em Londres. Em 2005 foi-lhe atribuído o Prémio União Latina.

Sem comentários: