27 de fevereiro de 2007

Focus Group

Langford, J. & McDonagh, D. (2003), Focus Groups: Supporting Effective Product Development. Taylor & Francis.
ISBN: 0415262089

A técnica do Focus Group é usada, com muita frequência, em diversas áreas como o marketing, as ciências sociais, a politica mas, também, e cada vez mais, na ergonomia e no design.

A autoria do Focus Group é atribuída a Robert King Merton, 1941, mas teve o seu grande desenvolvimento nos anos de 1980, com os investigadores das ciências sociais. Esta técnica surgiu para contornar as deficiências dos tradicionais questionários de perguntas fechadas. Para tal, foi desenvolvida uma ferramenta para questionar grupos de pessoas, de forma a obter uma descrição das suas respostas que pudesse conter novas linhas de reflexão. É, portanto, uma técnica qualitativa de recolha de dados, com a finalidade de obter respostas de grupos de indivíduos seleccionados previamente pelos investigadores. A finalidade principal desta modalidade de pesquisa é extrair, das atitudes e respostas dos participantes do grupo, sentimentos, opiniões e reacções que se constituem num novo conhecimento. As reuniões, ou mesas redondas, são moderadas pelo investigador, cuja função é promover a participação e a interacção de todos os indivíduos, assegurando que não haja dispersão em relação aos objectivos previamente estabelecidos e que algum dos participantes se sobreponha ao grupo.

Aplica-se esta ferramenta para ajudar a compreender os potenciais utilizadores dos nossos projectos, as suas necessidades, as suas capacidades, as características e identificar soluções potenciais para os seus requisitos. A grande vantagem desta técnica é permitir obter informação difusa, pouco tangível, que dificilmente se obteria com outras técnicas tradicionais. Através do seu uso podemos conseguir obter necessidades, dos utilizadores, que vão para além dos aspectos funcionais.

Ainda há pouco tempo estive envolvida num projecto de sinalização, onde esta técnica foi fundamental. Foi uma das formas usadas para obter esboços para novos sinais de uso público. Não é de fácil implementação, requer uma boa preparação do investigador, mas pode fornecer uma visão única do problema.

Neste livro podemos encontrar explicações sobre o Focus Group e alguns exemplos da sua aplicação na resolução de problemas pertinentes para o design e para a ergonomia.
É um manual interessante para professores, investigadores e alunos.

Mais detalhes sobre este livro no GoogleBooks

Sem comentários: