6 de fevereiro de 2007

O trabalho dá saúde?

Waddell, G & Burton, A. K. (2006). Is work good for your health and well being? The Stationery Office.
ISBN: 0117036943

O emprego (ou a falta dele) e as condições de trabalho parecem ser um dos maiores problemas de muitos países europeus. É uma questão importante para empregadores, trabalhadores e sindicatos, porque dela depende a riqueza de um país. Porém, por um lado, temos os governos a exigir uma dilatação do período de vida activa, sobretudo para retardar o acesso às reformas, devido à falência dos sistemas de segurança social. Por outro lado, temos o impacto que o trabalho tem sobre as pessoas, especialmente quando não são cumpridas as mais básicas regras de ergonomia, higiene e segurança no trabalho e a população está envelhecida.

Para qualquer um de nós, como trabalhadores activos, torna-se pertinente saber qual o verdadeiro impacto que o trabalho tem sobre a nossa saúde e bem-estar geral. Que relação existe entre o trabalho, as principais causas do absentismo e a invalidez? Será que, aquela máxima popular que diz que trabalhar dá saúde, é verdade?

Este livro, da autoria de uma comissão independente, procura responder a algumas destas questões e esclarecer qual o impacto que o trabalho tem sobre a vida humana. Nele são revistas as principais evidências científicas, relacionadas com esta problemática. Infelizmente, ou felizmente, os estudos parecem apontar para a existência de grandes benefícios associados ao trabalho. O mesmo é dizer que o trabalho é, em geral, benéfico para a saúde física, mental e o bem-estar das pessoas. Isto considerando, evidentemente, as condições e a qualidade do contexto de trabalho e comparativamente com aqueles que não estão ocupados. Parece que os desempregados apresentam, em geral, piores condições físicas e mentais do que os empregados, com características semelhantes. Parece que o trabalho possui qualidades terapêuticas que podem reverter os efeitos negativos do desemprego.

Óptimo… afinal trabalhar é bom para a saúde.
Temos que trabalhar mais…

O pior é se, este livro, chega ás mãos de uma pessoa que eu conheço… Pois, não tardaria muito para começar a descontar uma percentagem, dos nossos ordenados, para pagar os efeitos terapêuticos do trabalho… Sendo assim, afinal de contas, ainda estamos a ser beneficiados por ter trabalho!

;)

Mais detalhes no site Wales.gov.uk

Sem comentários: