22 de fevereiro de 2007

Pulseira interactiva

A era da interactividade veio para ficar.
Stewart Brand define assim a interactividade: "Uma actividade mútua e simultânea, por parte de ambos os participantes, em geral trabalhando com o mesmo objectivo, ainda que não necessariamente". Contudo, o âmbito desta definição é o dos sistemas computorizados.

No início, as máquinas eram quase sistemas fechados, com pouca ou nenhuma interactividade. Depois, muito graças à Internet, as máquinas começaram a interagir mais com o utilizador e entre elas… Esta condição é, agora, fundamental para que a sociedade seja aberta, livre e acessível. Desta forma, estaremos a libertar todo o potencial criativo e sabedoria humana.

Nós, seres comunicantes, que levamos a vida a interagir, achamos muita piada transpor essa característica para as nossas máquinas. Colocar as máquinas a interagir, entre elas, é um pouco como lhes dar alma, personalidade, autonomia… humanidade. Daí, até começarem a surgir todo o tipo de acessórios interactivos, foi um passo…




A pulseira interactiva, que apresento hoje, é apenas mais uma destas aplicações. O conceito de pulseira interactiva está a ser desenvolvido por uma estudante de design chamada Lisa Thomas. A ideia consiste na criação de uma pulseira, com um écran LCD embutido, uma mini câmara digital e conectividade por bluetooth. Ao usar essa pulseira poderemos interagir com outros utilizadores (apenas esses) que estejam nas redondezas. Algo que alguns telemóveis já permitem fazer.

O que me surpreende, neste conceito não é a inovação, não é a sofisticação tecnológica, é a função proposta. Será que nós, seres com capacidade natural de comunicar, precisamos de uma máquina para o fazer? Não somos capazes de interagir, directamente, com alguém que esteja nas proximidades?

Talvez seja uma boa ideia para pessoas com necessidades especiais. Porém, tentar vender a ideia de que somos seres incapacitados de interagir directamente, parece-me algo de profundamente perturbador.

Podem obter mais informações, sobre o conceito e sobre o processo criativo, no blog Interactive Fashionable Wearable.

Sem comentários: