30 de maio de 2007

Mood Boards

Um uso diferente das imagens...

Existem algumas metodologias do design que são, aparentemente, muito simples mas cuja utilidade para o projecto é imensa. Uma dessas metodologias são os “Mood boards”. Eu tenho designado estes painéis como Paletas de Tendências mas, na realidade, são composições feitas de retalhos de imagens inspiradoras, que formam um estado de espírito, uma atmosfera ou clima. Os “Mood boards” podem incluir imensos aspectos relativos ao projecto como as cores, texturas, lettering, formas, linhas, tecnologias, entre outros. Também podem ser construídos como mapas de amostras – “Sample boards”. Para serem úteis devem ser construídos nas fases iniciais do processo projectual e devem resultar de um processo analítico do problema. Uma grande vantagem, destes painéis, é que não são vinculativos, ou seja, são apenas orientadores e podem nem se ajustar rigorosamente ao produto final.



Na prática, os “Mood boards” podem ter várias utilidades para o designer. Podem ser usados para comunicar intenções, preferências, emoções, contextos ou tendências entre os designers, seus clientes e, até mesmo, com os potenciais utilizadores. São uma forma muito eficaz, porque usam imagens em vez de palavras, para recolher informação para o projecto. Estes painéis constituem verdadeiras fontes de inspiração para o designer, promovendo a criatividade e a inovação mas, de forma orientada e não aleatória. O seu uso, graças ao poder de orientação, pode tornar mais rápido e eficaz o trabalho criativo.

Algumas regras podem ser observadas na construção dos “Mood boards”. Deve ser escolhida uma dimensão e uma orientação para o painel (vertical ou horizontal). De seguida deve ser desenhada uma grelha de construção, ou layout, onde sejam definidas áreas, proporções e linhas de força. O ponto forte do painel, ou o ponto de atracção visual, deve ser reservado para os aspectos essenciais para a transmissão daquela atmosfera ou tendência. Todas as restantes imagens devem ser posicionadas em redor deste ponto de atracção, evidenciando linhas de força visual no painel que conduzam ao ponto central. As proporções entre os diversos elementos, ilustrados no painel, devem respeitar os pesos que se desejam transpor para o projecto. O resultado final deve ser harmonioso, atraente e limpo.

Links para mais informação sobre “Mood boards”:
5 reasons to design with mood boards
Design-skills

3 comentários:

CORTO MALTESE disse...

O teu próximo post vai ser... "Card Sorting"! Certo?
;]

Atom Ant disse...

lol
podia ser... mas não é.
bjs

Pedro Teixeira disse...

o Jasper Morrison aqui à uns anos quando dava uma conferência ou palestra para estudantes levava um projector de slides com imagens que havia reunido ao longo dos anos e ele achava estarem directamente ligadas ao trabalho que desenvolvia, não levava nenhuma imagem de nenhum projecto nem falava sobre isso, no fim dizia apenas que se alguém tivesse dúvidas ele estaria num café próximo a tomar um chá... mas nunca lhes chamou "Mood Slides"... O Jasper Morrison é um tipo Super Normal e Inglês.