17 de maio de 2007

Resolução de problemas e criatividade I

É quase um lugar comum afirmar-se que o design é uma actividade de resolução de problemas, onde é necessária imensa criatividade. Na realidade, esta afirmação é bem verdade…

Designers, ou não designers, empenham-se na resolução de problemas quando precisam de superar algum obstáculo, para responder a uma pergunta, ou, para alcançar um determinado objectivo.

Se a resposta, ao nosso problema, existir na memória, então, não teremos um problema. Mas, se isso não acontece, então, iniciamos aquilo que foi designado por “ciclo de resolução de problemas”. As etapas deste ciclo são:

identificação do problema;
definição do problema;
construção de uma estratégia para resolução do problema;
organização da informação sobre o problema;
distribuição de recursos;
monitorização e resolução do problema;
avaliação da resolução do problema.

Nos problemas do quotidiano este ciclo é muito flexível, podemos saltar etapas, reorganizar a sua sequência, repetir etapas, ou executá-las de forma interactiva.

Contudo, nem sempre somos capazes de resolver, com sucesso, os nossos problemas. A Psicologia Cognitiva apresenta diversas explicações para tal facto. As razões são diversas e podem ser tão óbvias como o não reconhecimento de um problema, a nossa configuração mental, os problemas estarem mal definidos ou mal estruturados, etc…

Porque acho este tema fascinante e porque considero que podemos melhorar o nosso desempenho, se soubermos como a nossa mente funciona, hoje inicio um ciclo de pequenos posts dedicados a esta temática.

À laia de pequena provocação, aqui fica um desafio para tentarem resolver:

Vocês estão ali, de pé, no meio daquela sala. Do tecto pendem 2 cordas. O vosso objectivo é amarrar as 2 cordas uma na outra. Porém, elas são demasiado curtas e estão afastadas o suficiente para que não seja possível agarrá-las em simultâneo. No chão da sala estão pincéis limpos, uma lata de tinta e uma lona pesada.

Como é que irão conseguir amarrar as 2 cordas?

Sem comentários: