Designers, ou não designers, empenham-se na resolução de problemas quando precisam de superar algum obstáculo, para responder a uma pergunta, ou, para alcançar um determinado objectivo.
Se a resposta, ao nosso problema, existir na memória, então, não teremos um problema. Mas, se isso não acontece, então, iniciamos aquilo que foi designado por “ciclo de resolução de problemas”. As etapas deste ciclo são:
identificação do problema;
definição do problema;
construção de uma estratégia para resolução do problema;
organização da informação sobre o problema;
distribuição de recursos;
monitorização e resolução do problema;
avaliação da resolução do problema.
Contudo, nem sempre somos capazes de resolver, com sucesso, os nossos problemas. A Psicologia Cognitiva apresenta diversas explicações para tal facto. As razões são diversas e podem ser tão óbvias como o não reconhecimento de um problema, a nossa configuração mental, os problemas estarem mal definidos ou mal estruturados, etc…
Vocês estão ali, de pé, no meio daquela sala. Do tecto pendem 2 cordas. O vosso objectivo é amarrar as 2 cordas uma na outra. Porém, elas são demasiado curtas e estão afastadas o suficiente para que não seja possível agarrá-las em simultâneo. No chão da sala estão pincéis limpos, uma lata de tinta e uma lona pesada.
Como é que irão conseguir amarrar as 2 cordas?
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