25 de maio de 2007

Suitecase Bike

O designer israelita Gosh Galitsky é um entusiasta das bicicletas, como ele afirma na sua página pessoal, preocupado em encontrar uma solução que facilite o transporte das bicicletas dentro dos transportes públicos. Na tentativa de reduzir o espaço necessário para o transporte, ele concebeu um protótipo de uma bicicleta dobrável que, depois de fechada, ocupa o espaço de uma vulgar mala de viagem. Curiosamente, a roda da frente fica fora da “mala” e serve para facilitar a sua própria movimentação.




Este projecto estava a ser desenvolvido por Galitsky, no âmbito de um trabalho de curso, na Bezalel Academy of Art and Design em Jerusalém mas, actualmente, já está em fase de produção na China. A ideia da SuitcaseBike foi utilizada por uma empresa chinesa, que a exibiu na Canton Fair e que a vai produzir por US$ 399.



Infelizmente parece haver algumas dúvidas sobre a autoria deste projecto pois, não há nenhuma referência ao designer Galitsky na informação disponibilizada pela empresa chinesa... Todos sabemos como é sensível e ténue a linha que separa a criatividade do plágio. Na maioria das vezes, basta uma pequena modificação ao protótipo para que seja impossível provar o “roubo” da ideia. Quase sempre, a cópia é inferior ao original. Neste caso, cópia ou não, o protótipo de Galitsky agrada-me muito mais...


Está disponível no YouTube um pequeno vídeo promocional que demonstra como a bicicleta abre e fecha.


Em todo o caso, eu adoraria ter uma destas bicicletas…

1 comentário:

Fabs Costa disse...

E eu também, é mesmo fantástica!...
Gostei!...