3 de janeiro de 2008

Apple


Foi registada a 3 de Janeiro de 1977 como Apple Computer, inc e manteve o nome durante 30 anos. No ano passado, deixou cair o "Computer". Provavelmente, porque o produto mais bem sucedido da empresa fundada por Steve Jobs e pelo seu menos conhecido parceiro Steve Wozniak (por vezes chamado "o outro Steve") tenha sido o leitor de música iPod e não um dos muitos computadores que a marca lançou.
O primeiro computador Apple foi apresentado em Abril de 1976 (ainda antes da fundação oficial da empresa) e posto à venda poucos meses depois. Custava 666,66 dólares e não era mais do que uma série de circuitos, que os compradores tinham de colocar numa caixa (frequentemente, de madeira) e ligar a um teclado e a um monitor, para poderem ter um aparelho funcional.
O computador era fruto do talento de Wozniak para a electrónica. Já nessa altura, Jobs estava mais voltado para os aspectos comerciais e de marketing: para além de tratar dos negócios (e de ter enganado Wozniak num negócio com a fabricante de videojogos Atari, arrecadando praticamente todo o dinheiro) desenhou parte do primeiro logo, onde se via Isaac Newton sentado a ler debaixo de uma macieira. Não passou muito tempo, contudo, para que a maçã estilizada se tornasse a imagem da marca.
Pouco mais de três anos depois do registo da empresa, uma bem sucedida oferta pública de venda tornou os dois jovens fundadores multimilionários.

João Pedro Pereira in Jornal Público (P2)

1 comentário:

Anónimo disse...

po caralho