22 de janeiro de 2008

LINDO... ou, nem por isso…

Já todos devem ter ouvido falar dos problemas provocados pelas longas horas que passamos, sentados, ao computador. Refiro-me, especialmente, aos problemas músculo-esqueléticos (muito embora a lista seja muito mais vasta)…

Mas, como podemos resolver esta situação? Perguntam…

Bom, as respostas são várias. Podemos começar por fazer pequenas pausas, caminhar um pouco, fazer alguns exercícios, adquirir uma boa cadeira, verificar se as dimensões do posto de trabalho se ajustam correctamente à nossa antropometria, criar um correcto layout de trabalho, para que tudo esteja no sítio certo, verificar a iluminação, etc… etc…

Certo, mas, mesmo assim, estar sentado continuará a ser um problema, se o fizermos por longos períodos de tempo. Contudo, estar ao computador e não estar sentado, parecem ser situações impossíveis de conjugar, ou, talvez não, segundo a HK Ergonomics que propõe o LINDO, para resolver esta questão. O LINDO é um acessório (dito ergonómico) que se veste à cintura, tipo prateleira e que serve para apoiar o portátil.

Com este equipamento, o vosso portátil é, literalmente, mais móvel. Passarão a poder usá-lo não só andando, mas também de pé, sentado, ajoelhado, de cócoras e reclinado...


Muito embora, à primeira vista, me parecesse uma solução interessante, tenho dúvidas sobre a sua qualidade geral. Acho que, devido ao ângulo de visualização do ecrã, a posição da cabeça não será a mais adequada. Depois, coloca-se a questão do uso do teclado e do rato, que pode ser dificultado pela falta de base de apoio e pelos difíceis ângulos de flexão dos punhos... Para além disso, há ainda a questão do peso que, muito embora seja escoado pela zona lombar, pode ser um factor a considerar.

Mas, como tudo na vida, há sempre o lado positivo da coisa. Este caso não foge à regra. Inclusivamente, eu antevejo um grande sucesso de vendas do LINDO em Portugal. Isto porque, apesar do LINDO não ter sido motivado pela nova lei do tabaco, esta solução é óptima para os fumadores que não se podem ausentar do computador. Já estou a ver... grupos de fumadores, armados com este apetrecho, a fumar nas ruas enquanto continuam a trabalhar nos seus portáteis, ligados à rede wireless...

À parte das questões mais sérias, o mais desconcertante, nesta solução, é aquele ar um tanto fálico...

Via Gizmodo

Sem comentários: