29 de janeiro de 2008

Connect-A-Desk

No post da semana passada apresentei o LINDO, como uma solução para o uso portátil de pé, em movimento ou noutras posições. Mas, como devem imaginar, essa não é a única solução possível para responder à mesma necessidade. Se continuarmos a pesquisar um pouco mais iremos, com certeza, descobrir outras…

Estamos a fazer aquilo que se designa por pesquisa de produtos similares, neste caso sincrónica, ou seja, de produtos que serão mais ou menos contemporâneos. Se fosse um produto com longa história poderíamos fazer uma análise diacrónica. Esta análise pode terminar com a realização de uma tabela comparativa, feita com o intuito de verificar e comparar as características de todos os exemplares analisados. Porém, o mais importante deste exercício será identificar as necessidades dos utilizadores, que estão na origem destas soluções. Numa etapa seguinte, devemos ser capazes de associar as necessidades identificadas ás funções, necessárias para a sua satisfação. E, num último momento, conceber uma solução que faça dessa associação um sucesso.

À parte destas noções de metodologia do projecto, hoje quero apresentar o Connect-A-Desk, que é um suporte para uso do portátil em situação de andamento.

Segundo os seus fabricantes é um produto “Ergonomically designed for comfort”. Mas eu tenho algumas dúvidas… Este produto consiste numa base, tipo prateleira, com umas alças, que se veste como se fosse uma mochila para usar na frente. Pelo que pude verificar, estas alças são bastante acolchoadas e são ajustáveis à antropometria dos utilizadores de percentis diferentes. A questão que coloca mais dúvidas é a do peso que é exercido na zona dorsal. Podemos observar, nas fotos apresentadas, que alguns dos utilizadores já apresentam uma ligeira curvatura, uma cifose, em resposta ao peso. Nos indivíduos com uma musculatura menos desenvolvida, será expectável que essa curvatura seja mais acentuada. Para contrariar essa curvatura pode ocorrer, em algumas pessoas, um acentuar da lordose lombar, o que também acaba por ser muito desconfortável. Para além disso, ainda resta avaliar o resultado da pressão feita, pela base, na barriga...

Poderão observar melhor o produto, em situação de uso real, neste pequeno vídeo promocional


No meu entender, este produto consiste um verdadeiro desafio de design. Como se resolve esta necessidade garantindo o conforto, o bem-estar e a segurança dos utilizadores?...

Via: Gizmodo

Sem comentários: