10 de setembro de 2008

Thoughtless Acts?

# Sugestão de leitura da semana:

Suri, Jane Fulton & IDEO (2005). Thoughtless Acts?: Observations on Intuitive Design. Chronicle Books. ISBN-10: 0811847756.

A observação é um dos métodos mais usados na prática do Design-Centrado-no-Utilizador e um dos mais fáceis, até por ser uma abordagem baseada no senso comum. Quando bem aplicado, este método, pode contribuir com informação riquíssima para o projecto. Sobretudo, quando nos permite ter acesso a comportamentos naturais inconscientes, espontâneos, irreflectidos e descuidados dos utilizadores. A observação destes actos instintivos revela muito sobre a forma como as pessoas interagem com o mundo e, especialmente, sobre os desajustes que se verificam entre esse mundo construído e as necessidades dos utilizadores.

No livro “Thoughtless Acts?” podemos encontrar uma colectânea de diversos destes momentos, alguns humorísticos, capturados através da observação realizada na IDEO. É uma boa oportunidade para vislumbrar as razões do sucesso do design deste gabinete de Paolo Alto, Califórnia.

Na minha opinião, a importância deste livro não será tanto nos exemplos que nos oferece mas, antes, no estímulo que ele contêm para que passemos a observar o mundo que nos rodeia com olhos mais atentos e perspicazes e, quem sabe, nos façamos sempre acompanhar de uma fiel máquina fotográfica/vídeo…

A lição fundamental a aprender é que pessoas comuns, fazendo coisas comuns no seu quotidiano, são uma das fontes mais ricas de informação para o design.

Ler mais no GoogleBooks
.

Sem comentários: