10 de janeiro de 2009

Ron Arad no Centro Georges Pompidou

Nascido em Tel Aviv e a viver em Londres desde 1973, Arad diversificou na capital inglesa os seus interesses criativos e imprimiu nas suas peças formas elípticas, ovóides e sinusoidais que lhe deram fama e o converteram num dos jovens criadores emblemáticos da arte europeia.
O seu nome evoca imediatamente o de obras tão características como a estante Bookworm (1993) ou a cadeira Tom Vac (1997), mas este artista foge das classificações e elimina as fronteiras entre design, arquitectura e artes plásticas. Longe de considerar-se unicamente arquitecto ou desenhador, define-se a si próprio como um criador livre sem disciplinas nem ligações.
Na exposição que tive a oportunidade de ver no Centro GeorgesPompidou (Paris), podemos contemplar, junto a peças praticamente inéditas, uma reprodução quase idêntica do hall de entrada e da escada da Ópera de Tel Aviv, construída em 1994.A exposição divide-se em três grandes espaços: Peças únicas e design experimental, obras de arquitectura e mostra de peças que estão disponível a qualquer um, ou melhor, apenas disponíveis aos bolsos de alguns!
O divertido da exposição foi perceber que foi o próprio Arad que projectou e delineou a exposição. Inclusivamente Arad não queria expor as obras obras que se encontram à venda em inúmeras lojas de design. Depois de ter sido convencido pelos responsáveis do Cntro de Exposições lá acedeu e montou uma “montra” virada para a rua. Quem passa no exterior do Centro Pompidu pode admirar as peças de Ron Arad, e quem está no interior da exposição pode desfrutar e experimentar as peças do designer. Cadeiras, bancos, sofás, etc.
Nesta mostra fica patente o interesse de Arad pela tecnologia e o modo como utiliza procedimentos próprios da engenharia de materiais e máquinas de alta precisão para dar lugar a obras que são fruto de uma grande experimentação ligada aos modernos achados da ciência.

Quem tiver oportunidade, Paris está no mesmo sítio: mais ou menos a meio de França! É só comprar o bilhete de avião!

fotos de Corto Maltese
















2 comentários:

Atom Ant disse...

A exposição parece ser interessantíssima mas, não fotografaste sinais, pictogramas, placas de sinalética???...

CORTO MALTESE disse...

Eheheheheh.
Não. Desta vez não, mas tenho as essas fotos da última vez que lá estive.
Ainda faço um post disso. Prometido.