22 de outubro de 2005
Mitos
O Mito pode entender-se como uma espécie de sonho comportado pelos povos, o mesmo que dizer que os povos sonham acordados. O Mito é a transposição de uma realidade simbólica para uma narrativa. Os Mitos podem ser mitificados (algo que existiu a passou a mito) ou mitologizados (nunca existiu, partiu de uma narrativa).
Pensando que o Mito para o mais comum dos mortais passa pela figura humana, vamos transpor essa mitificação para os objectos. Objectos que existiram, ou existem, e passaram a Mitos, foram mitificados portanto. Será que nós designers temos esse poder? O poder de produzir Mitos?Temos concerteza. A BIC, a COCA-COLA, o isqueiro ZIPPO e até a BARBIE...
Objectos reais, que existem, e que adquiriram um outro significado cultural para além da função que está a si associada. Um significado que vai para além do acto de escrever, ou acender cigarros. O estilo, o status, a cultura, aspectos históricos, etc.
Nós, projectistas, designers e arquitectos podemos de facto moldar, tendenciar, direccionar toda a sociedade e até mesmo atrofiar. Porque não?
O designer pode de facto criar um Mito e quem sabe... até tornar-se num.
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2 comentários:
querias! especialmente se fosse ainda no teu tempo de vida e com os inevitáveis reflexos na conta bancária... hehehe.
E?
O mito não é cena do sonho?
Sonhemos, portanto... sonhemos!
;)
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