17 de maio de 2007

Dia Internacional dos Museus



18 de Maio - Dia Internacional de Museus

Não tem programa para este fim de semana que se avizinha quente?...então passe-o refrescando-se com um banho de cultura:

Museus e Património Universal é o tema que o ICOM – Conselho Internacional de Museus propõe este ano para as celebrações do 18 Maio, Dia Internacional dos Museus.

A proposta de reflexão do ICOM, questiona o papel dos museus na preservação, estudo, documentação, valorização e comunicação de um património comum da Humanidade num mundo culturalmente tão diverso.

Em Portugal, os museus dependentes do Instituto dos Museus e da Conservação e os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus associam-se a esta data oferecendo-lhe uma série de iniciativas que o convidarão a visitar os museus de forma diferente.

A palavra de ordem é: Junte-se aos nossos museus e celebre connosco esta festa verdadeiramente universal ! A entrada é gratuita. Apareça !

O Instituto dos Museus e da Conservação lança, no âmbito desta comemoração o primeiro número da nova revista museologia.pt, publicação periódica dedicada a temas da actualidade dos museus. Neste número encontrará um dossiê central sobre Museus e Arquitectura.

Aproveita ainda esta oportunidade para lançar novas publicações como os 2 volumes das Normas de Inventário, Cerâmica (Artes Plásticas e Artes Decorativas), Tecnologia Têxtil ( Etnologia), o Catálogo de Publicações do IPM ( 1992 – 2007) e 40 anos do Instituto José Figueiredo.

No dia 18 de Maio decorrerá a partir das 15h00 no Museu Nacional do Teatro, a inauguração da exposição com os trabalhos premiados do Concurso “A minha escola adopta um museu” e a entrega de prémios aos alunos distinguidos.

Ao longo do dia 18 de Maio, decorrerá uma jornada de portas abertas no Palacete Pombal, na Rua das Janelas Verdes, n.º 37, em Lisboa, que acolherá os visitantes que quiserem conhecer de perto a área da Conservação e Restauro do IMC.

Os museus nacionais comemoram ainda a Noite dos Museus, este ano a 19 de Maio que se estende a vários países europeus, abrindo as suas portas fora de horas e onde a magia da noite lhe permitirá gozar de maneira especial a oferta cultural destes espaços.

Sem comentários: