19 de outubro de 2007

Métodos de avaliação em design #09


> métodos e técnicas:
8) Análise de protocolo

A técnica de avaliação por protocolo é mais conhecida como “Think-aloud”, em português – “Pensar alto”. Este procedimento consiste em estimular os participantes a verbalizarem, durante o uso do produto/sistema, todos os seus pensamentos. Ou seja, a tornar “visível”, para o investigador, aquilo que está oculto dentro da mente do participante. Dessa forma, o investigador terá acesso, em tempo-real, a informação importante sobre o mapa mental dos utilizadores, suas dúvidas, suas dificuldades, seus raciocínios, para onde estão a olhar, o que estão a sentir, etc. É uma óptima técnica, amplamente usada em diferentes domínios e com diferentes objectivos, para avaliar o comportamento humano.

A técnica do “Think-aloud” foi descrita, inicialmente, por Ericsson & Simon [1] em 1993. Mais tarde, foi desenvolvida por Someren et al [2]. Hoje em dia é muito popular, entre os investigadores e surge em imensas metodologias de investigação. A informação que resulta deste procedimento é muita e rica mas, pouco estruturada e caótica. No entanto, podemos recorrer a diversos métodos para a analisar.

Habitualmente, esta técnica é usada conjuntamente com o registo em vídeo/áudio, de que falámos no post da semana passada. Esses registos são, posteriormente, transcritos, segmentados e sujeitos a interpretação, para se poder fazer a análise do seu conteúdo. Durante a observação, o investigador deve limitar-se a tomar notas, sem fazer quaisquer interpretações do que está a observar.

Existem algumas críticas sobre esta técnica. As preocupações estão, sobretudo, relacionadas com a possibilidade de os participantes não falarem sobre tudo o que é importante, ou, poderem agir segundo automatismos difíceis de verbalizar. Para além disso, há ainda a possibilidade de a exigência cognitiva, afecta à verbalização, poder interferir na execução da tarefa. Porém, mesmo considerando as críticas, esta técnica continua a ser uma boa fonte de informação sobre o que as pessoas pensam sobre as soluções de design. Com a vantagem de poder ser aplicada em qualquer fase do percurso projectual.

Um procedimento muito semelhante é designado por “talk-aloud”. Este, envolve, igualmente, participantes a falar, mas com a diferença de estes se concentrarem apenas em descrever as suas acções, sem darem mais explicações. É um procedimento mais objectivo, porque os participantes limitam-se a informar do que irão fazer de seguida, antes de a acção ser efectuada.

Referências:
[1] Ericsson, K., & Simon, H. (1993). Protocol Analysis: Verbal Reports as Data, 2nd ed.,
Boston: MIT Press.
[2] Someren et al - http://staff.science.uva.nl/~maarten/Think-aloud-method.pdf

2 comentários:

Anónimo disse...

obrigado agora entendi a analise de protocolo!!
vlw

Anónimo disse...

és gay
love from portugal bitch.