14 de novembro de 2005

The "Big-Shoe" is watching you!










“As estatísticas dizem que, a nível nacio­nal, 31,5% das crianças entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso. E daqui sobressai uma conclusão: é preciso agir. Caso contrário, a já ameaçada esperança média de vida destes miúdos vai ser ainda mais curta do que aquela que a geração dos pais tem neste momento” in Médicos de Portugal

Gillian Swan é aluna de Design, da Universidade de Brunel, em Londres, e decidiu por o design ao serviço da saúde pública ao criar os “square-eyes”, que são uma inovação que pretende combater os efeitos do sedentarismo. Abaixo os corpos e mentes quadrados, é o lema destes sapatos que têm um pedómetro embutido na sola. Este dispositivo conta os passos do seu utilizador e, através de um pequeno transmissor, envia os dados para o televisor lá de casa. O que é que isto tem fantástico? É que o televisor só permanecerá ligado durante o mesmo tempo que o indivíduo gastou em actividade física…

Pois é, embora a autora tenha direccionado o seu projecto para o combate à obesidade infantil, eu acho que ele pode ser útil a muita gente adulta.
Em todo o mundo existem 300 milhões de obesos e em Portugal são 1,5 milhão!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Comentando este post com um colega, ele fez uma observação pertinente: (...)ou as pessoas compram um par de palmilhas para cada par de sapatos, ou então, andar a trocar palmilhas, sempre que se muda se sapatos, é complicado!!! Talvez o pedómetro pudesse ser aplicado noutra zona do sapato.