10 de fevereiro de 2007

Design quotes

“It's not rocket science. It's social science – the science of understanding people's needs and their unique relationship with art, literature, history, music, work, philosophy, community, technology and psychology. The act of design is structuring and creating that balance.”
Clement Mok

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei esta citação. Acho que reflecte perfeitamente o que o design é, ou pelo menos deveria ser, sendo aqui "social" a palavra chave.
Acho que o design, para o bem e para o mal, não só reflecte como tem o poder de perpetuar os valores morais e, acima de tudo, sociais que fazem parte da sociedade em que se insere. Este "poder" é, a maior parte das vezes usado, ainda que inconscientemente, de forma errada e até perigosa, perpetuando valores sociais que excluem minorias e consequentemente criam atitudes discriminatórias. Falo não só de limitações físicas, visuais, auditivas, e mentais (que felizmente é um tema que se aborda no programa curricular do IADE) mas de questões que são igualmente importantes e das quais não se fala tanto, como raça, identidade de género, orientação sexual, idade, etnia, e cultura.
Quer queiramos quer não, um designer não serve só para mudar a imagem de empresas, produtos, etc etc, mas contribui também decisivamente, e acima de tudo, para a criação da imagem da sociedade. Trata-se de uma responsabilidade enorme que deve vir acompanhada de uma certa atitude crítica e de observação e
análise em relação à sociedade por parte do designer.
Para mim é muito simples: se o design tem o poder de perpetuar os valores sociais errados que fazem parte de uma sociedade, também tem o poder de contrbuir para a mudança e melhoria desses valores.
É uma questão de dar visibilidade a certas minorias, e todos sabemos que a crescente visibilidade ajuda a reduzir a discriminação. E no que diz respeito a questões de visibilidade o design é um veículo fundamental.
Como diz a citação, é uma questão de analisarmos e percebermos as necessidades das pessoas nas diversas áreas, criando e estruturando um certo equilibrio entre todas estas áreas, de forma a que se seja inclusivo e não se exclua ninguém.
Ainda que isto seja dificil, é possivel, basta querermos e trabalharmos para isso.

No seguimento, deixo aqui dois links para dois textos relacionados com este tema:

http://www.designfordiversity.co.uk/
blog/2006/09/good-design-is-inclusive-by-nature.html

http://www.designfordiversity.co.uk/
blog/2006/06/diversity-extra-marketing-tool.html

Atom Ant disse...

Excelente reflexão! Adorei. Não podia estar mais de acordo...

Anónimo disse...

Obrigada :)

So acho que é o minimo que se pode esperar do design...
O que me move no dia a dia são os Direitos Humanos e Igualdade, e o Design de Comunicação e acho que as duas coisas juntas podem contribuir grandemente para a melhoria da nossa sociedade, que ainda tem grandes e graves falhas e infelizmente vai ter sempre. Não podemos acabar com as injustiças, mas podemos ameniza-las.
Sou voluntaria de uma ONG de direitos LGBT que faz campanhas de sensibilização dentro do seu tema, e isso ajuda mas não chega, acho que é necessário actuar-se nas areas mais "mainstream" do design de comunicação, dando visibilidade a tod@s, e em todas as areas. Pelo menos é a esperança que eu tenho para o futuro e é uma das razões principais pela qual escolhi seguir este curso. Ainda estou no terceiro ano mas espero poder contribuir para isso quando começar a trabalhar.
Gostei imenso do segundo ano do curso porque se abordou bastante a questão do design inclusivo no que diz respeito a individuos com limitações fisicas. No entanto, tenho muita pena que, pelo menos até agora, não tenha ouvido falar muito, no IADE, acerca de outras questões que são igualmente alvo de discriminação e igualmente importantes, e as quais mencionei no meu comentário anterior.
O design de comunicação (e não só) hoje em dia não é tão inclusivo como deveria ser e, como já escrevi no comentário ao post "Não à demagogia", há muitas coisas que se fazem a nível de design de comunicação de muito mau gosto e que desviam a atenção das pessoas para assuntos que não interessam ou (num mundo perfeito) não deviam interessar. Só espero que a minha geração de designers consiga mudar isso!

Parabéns pelo blog! É muito interessante!

Atom Ant disse...

Obrigada. Espero que continue com essa força e empenho... com pessoas assim iremos longe!...