27 de março de 2008

Sanitários Públicos Universais


Quando concebemos instalações sanitárias especiais, para as pessoas com deficiências motoras, que se deslocam em cadeira de rodas, estamos a fazer aquilo que se chama discriminação positiva. Ou seja, estamos a dizer, de forma discreta, estas daqui são para os “normais” e, aquelas dali são para os outros. Com todas as conotações negativas que isso acarreta…
Podemos argumentar que esse será um mal menor. Pior seria não haver nenhuma opção acessível. Pois, mas melhor seria haver uma única opção para todos. Motivados por essa procura, da solução universal, os designers Changduk Kim & Youngki Hong conceberam a “Universal Toilet”.



Este equipamento sanitário foi pensado para ser usado tanto pelas pessoas em cadeira de rodas como pela restante população. As pessoas em cadeira de rodas poderão deslizar, para a frente, transitando suavemente da sua cadeira para a sanita, sem necessidade de rodar ou saltar entre assentos. Para facilitar a manobra foram incluídas duas pegas, na bancada, onde a pessoa se pode agarrar e fazer a força necessária para o movimento. Para aumentar o conforto e garantir o apoio do tronco foi deixada uma suave concavidade no rebordo da bancada. Para os outros utilizadores, esta forma, pode constituir um apoio onde repousar as costas.


Uma vantagem óbvia é o reduzido espaço ocupado por esta solução, quando comparada com as soluções, para deficientes, que actualmente estão em vigor.

3 comentários:

Sandra disse...

Por acaso acho que deviam também estudar um wc inclusivo a outros níveis... cada vez que penso que vou ao shopping em pleno inverno e tenho que ir ao wc, além de encontrar uma divisão minuscula, o que faço ao sobretudo comprido, à mala de mão e à quantidade de sacos de compras que trago?? De cada vez que a bexiga acusa necessidade de usar o wc eu penso...oh não??? acho que o publico feminino me entenderá!

Anónimo disse...

"O publico feminino?" Eu ia mais longe... acho que qualquer pessoal com a minima noção do espaço (para nao dizer ergonomia e atropometria) compreende. Infelizmente se se aumentar os WC's perde-se espaço para mais uma ou duas lojas. É triste mas essa é que é a verdade.

alex disse...

Façam xixi antes de ir às compras!