1 de abril de 2008

Batphones subtituem o velho funil

Todos nos recordamos de velhos filmes onde indivíduos, com falta de audição, recorrem a funis para ouvir melhor. Essa imagem clássica é, de certa forma, até um pouco cómica e considerada anedótica. Mas, na verdade, aumentar a dimensão do pavilhão auditivo (orelha) aumenta a possibilidade de captação das ondas sonoras.


Inspirado pelas orelhas dos morcegos (bat) e pelo gesto típico de colocar a mão atrás da orelha, o designer Matthias Ries concebeu os Batphones que são uma extensão, rudimentar e de baixa tecnologia, das nossas orelhas. Por muito funcionais que sejam estas próteses não consigo deixar de sorrir ao observá-las. Até porque, me fazem lembrar o Rato Mickey.


Serão, certamente, de baixo custo o que permitirá a sua distribuição em grande escala mas, serão mesmo eficazes? Como é óbvio, não poderão substituir os aparelhos auditivos mais sofisticados mas, poderão auxiliar a audição em algumas situações como, ouvir televisão, conversar, entre outras.


A questão mais complicada de resolver será a questão do ridículo… Quem terá a coragem de usar este acessório em público?


2 comentários:

Unknown disse...

são fantásticos! lindos!

ttttt

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.