28 de agosto de 2008

30 anos das mini-figuras LEGO


O LEGO é daqueles brinquedos que ocupam um lugar cimeiro nas minhas preferências e memórias. Na minha infância, era um brinquedo muito cobiçado, mas difícil de ter, pois era demasiado caro para a maioria das famílias. Apesar de, actualmente, já não ser o preferido dos mais novos, eu continuo a achar que é uma forma fantástica de dar liberdade à criatividade e imaginação de todos. Para além disso, este brinquedo dinamarquês é, indiscutivelmente, um ícone da cultura popular.

Foi com alguma nostalgia, desses tempos em que brincar era o principal motor dos meus dias, que fiquei a saber que, no passado dia 25 de Agosto, fez 30 anos que a LEGO introduziu, entre as suas peças, as mini-figuras humanas.

Tudo começou em 1975 quando o designer da Lego, Jens Nygaard Knudsen, serrando e limando os tijolos da LEGO, concebeu uma figurinha rudimentar que ficou conhecida como “the extra”.


Jens Nygaard Knudsen

Era apenas um corpo de tijolo com uma cabeça arredondada, não tinha expressão facial, não podia andar nem segurar nada. Mas rapidamente evoluiu...

A patente foi registada em 1977.
Um ano depois, em 1978, as primeiras unidades foram colocadas à venda, nas séries cidade, espaço e castelo.


A primeira figura criada foi a do polícia (da série cidade) que, ainda hoje, é a mais popular. Dois meses mais tarde, nasceu a primeira mini-figura mulher, a enfermeira.

Em 1989, surgiram outras personagens, os piratas, médicos, cavaleiros medievais, entre muitos outros, já com maior realismo nas expressões faciais.

Em 1997, apareceram em formato digital, num vídeo jogo chamado “Panic on Lego Island”.

Em 1998, surgiram as primeiras mini-figuras interpretando personagens do cinema, os Star Wars por exemplo.

Em 2003 ganharam uma cor de pele natural, em vez do tradicional amarelo e surgiram, também, figuras de raça negra.

O design actual mantém-se praticamente igual ao inicial. A mini-figura é formada por 8 partes: 2 braços, 2 mãos, 2 pernas, 1 torso e 1 dobra no quadril. A cabeça, que inicialmente era sólida, passou a ser furada de uma ponta a outra o que, não só, evita o risco de asfixia se engolida como, também, permite o acoplamento de novos acessórios.


A população, destas pequenas criaturas amarelas, já ascende os 4 biliões. Segundo a LEGO, globalmente, são comercializadas 3,9 figuras por segundo, ou seja, mais de 122 milhões por ano. Se considerarmos todas as combinações possíveis de mini-figuras podemos obter mais de 8 quadriliões de possibilidades.

Para celebrar esta data, estão a ser promovidos diversos eventos:
# The Brothers Brick - photo contest
# Gizmodo - video contest with Lego

Outros links interessantes:
Go Miniman Go
LEGO Creation Nation
LEGO_company_profile_UK.pdf
Evolução das mini-figuras na Timeline

Vamos brincar?!
.

Sem comentários: