26 de agosto de 2008

Os jogos olímpicos e o design chinês


Terminaram os 29º Jogos Olímpicos da era moderna, organizados pela China. A comunidade internacional, fechando os olhos às questões de falta de liberdade, violação dos direitos humanos, entre muitas outras, cala as críticas e é unânime em classificar o evento como um sucesso. Concordo com essa avaliação e estou convencida que, este grande evento, irá modificar, ainda que ligeiramente, a sociedade chinesa.

Na minha opinião, entre as áreas que mais beneficiaram com os jogos, está, certamente, o design chinês. E neste âmbito, os responsáveis chineses tiveram uma postura de louvar. Ao contrário do que acontece aqui em Portugal (ex. Expo 98 ou Euro 2004), a China não optou por pagar milhões a designers profissionais, eventualmente estrangeiros, para criarem a imagem gráfica dos jogos. A opção foi, antes, colocar os estudantes da Central Academy of Fine Arts (CAFA), de Pequim, sob a supervisão dos seus professores, a trabalhar. Dessa forma, o país ficará com uma nova geração de designers motivadíssimos, com uma experiência insubstituível no currículo, prontos a desenvolver o design nacional chinês.

Em Portugal, queixam-se de que o design não evolui com a qualidade desejável. Não é de admirar, quando o próprio país parece não lhe dar crédito. Não sou fundamentalista, acredito que o que é nacional é bom mas, também reconheço que, em algumas circunstâncias, há vantagens em recorrer aos grandes nomes da praça internacional. Por exemplo, quando nos falta, a nível nacional, a mestria e os conhecimentos necessários para a empreitada, recorrer ao exterior revela inteligência mas, se estas premissas não se verificam, então, estamos a ser idiotas. Os chineses também recorreram aos especialistas estrangeiros, veja-se o caso da arquitectura (estádio nacional “ninho de pássaro” e o cubo da natação), mas, incluindo sempre nas equipas especialistas nacionais. Eles não são tontos…

Talvez seja utopia minha mas, gostava muito que os responsáveis portugueses, nas próximas empreitadas (ex. novo aeroporto de Lisboa, linha do TGV, etc.) se lembrassem da comunidade, de grande qualidade, de professores e alunos de design nacionais…

No site Vision Union, sobre design na China, podemos ler mais artigos relacionados:

# Pictogramas, selos, uniformes, medalhas, entre outros elementos usados para comunicar, ao mundo, o espírito dos jogos olímpicos de Pequim 2008, foram trabalho académico para inúmeros estudantes.


# Xiao Yong, professor de design, fala sobre o design das medalhas olímpicas


#Wang Min supervisionou o design dos bilhetes para os jogos.


#Ma Juncheng fala sobre o design de mobiliário urbano e esculturas, que animaram as avenidas de Pequim
.

Sem comentários: