14 de agosto de 2008

Sobre o AHFEI 2008 # 2

Sessão_Vehicular and Public Warnings



#All-terrain vehicle warning labels: The dissonance between “effective” warnings and user behavior
autor: R. G. Mortimer, USA

Nos EUA, os veículos todo-o-terreno (ex. motos 4x4), com mais do que 90cc, são obrigados (desde 1989) a ter um aviso que indica que não podem ser operados por menores de 16 anos. Esse aviso foi avaliado, em estudos anteriores e concluiu-se que é saliente, compreendido e recordado pelos utilizadores. Este estudo teve por objectivo determinar o impacto que, tal aviso, teve na redução dos acidentes com crianças e confirmar, dessa forma, a sua eficácia. Para isso foram analisados dados estatísticos, sobre ocorrências de acidentes, de anos anteriores ao uso obrigatório deste aviso. Os resultados revelaram que os avisos não foram eficazes (resultados: acidentes, com menores de 16 anos, entre 1990-94 = 31%; entre 1995-1999 = 30% e entre 2000-2004 = 25%). Os autores concluem que, mesmo avisos com bons resultados, quando avaliados por testes convencionais, podem não conseguir ter o impacto desejado sobre o comportamento dos utilizadores.

#Evaluation and design of tram crossings/stops in town environment to decrease the risk for pedestrian accidents
autores: A. L. Osvalder & S. Dahlman, Suécia

O objectivo deste estudo é propor novas soluções, para aumentar a segurança das passagens de peões que atravessam os carris/linhas de carros eléctricos nas cidades. É dado ênfase aos utilizadores idosos. São apresentados dados de uma observação, anterior à intervenção, feita sobre o comportamento dos peões em Gothenburgo, Suécia. Dados obtidos, por uma observação posterior à intervenção, comprovaram que houve uma melhoria, no comportamento dos pedestres, em resultado das modificações efectuadas, algumas envolvendo sinais.

#Indirectly conveyed warnings: A behavioral compliance evaluation
autores: M. S. Wogalter & E. Feng, USA

Nem toda a informação de segurança é transmitida, aos utilizadores, de forma directa (ex. nos rótulos, manuais, etc.) Alguma informação poderá ser transmitida indirectamente (ex. através de um colega, etc.). Esta última forma de comunicação poderá ser muito mais abrangente, do que a anterior, porque poderá ser transmitida oralmente. Este estudo avaliou o potencial da comunicação indirecta de avisos, numa tarefa de instalação de memória num computador, onde havia risco de ocorrerem danos no material. Foram comparadas 3 condições: aviso directo; aviso indirecto, sem aviso. A consonância comportamental foi avaliada. Os resultados revelaram ter havido benefícios associados aos avisos indirectos tendo, estes últimos, obtido valores de consonância quase idênticos aos da comunicação directa.

#Evaluation of driving behavior when entering a non-signalized intersection based on drive model including inner factors
autores: M. Takemoto; H. Kosaka; H. Nishitani; M. Uechi & K. Sasaki, Japão

Este estudo apresenta um modelo (inner factor model), que simula o comportamento de condução de veículos e que permite estudar o potencial de risco de colisão, em diferentes situações perigosas. Foram considerados dados de colisões ocorridas em cruzamentos. O modelo expressa diferentes séries de velocidades do carro e movimentos dos olhos do condutor. É discutida a possibilidade de o modelo ser aplicado no ensino da condução.

#Ergonomic modeling and simulation for EVA planning
autores: S. Chen & H. Li, China

Este trabalho discute as potencialidades da modelação e simulação ergonómica no planeamento de Extravehicular Activity (EVA). EVA designa as missões efectuadas pelos astronautas no espaço, fora da nave. São apresentados resultados de uma análise ergonómica, em 3 níveis, efectuada à EVA. Técnicas modernas de simulação, recorrendo também à realidade virtual, permitem avaliar riscos e treinar os utilizadores, de uma forma que não seria possível com métodos tradicionais.
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