9 de agosto de 2008

Sabiam que... # Lei de Weber-Fechner

Sabiam que, segundo a Lei de Weber-Fechner, o sistema sensorial é mais sensível aos limiares inferiores, da intensidade dos estímulos, do que aos superiores? Ou seja, na prática, detectamos variações mínimas em estímulos de fraca intensidade, com maior rigor, do que naqueles de elevada intensidade.

“the intensity of a sensation is proportional to the logarithm of the intensity of the stimulus causing it”

Isto pode parece estranho mas, é lógico, se visto pelo prisma evolutivo. Vamos, por isso, usar o exemplo da presa vs predador para esclarecer este tópico.



Energias mais intensas significam uma reduzida distância entre a presa e o predador (a lei do quadrado inverso). Ou seja, a diminuição da distância, entre ambos, implica um aumento da intensidade dos odores, imagens e sons. Estando presa e predador muito próximos, a probabilidade de ser comido/comer é muito grande. Não deveria, neste caso, a sensibilidade ser também maior, uma vez que estamos num patamar de elevada estimulação? Na verdade, será muito mais importante, para a sobrevivência, a detecção dos primeiros indícios da presença de uma presa/predador do que quaisquer outros depois desse momento. Daí, a explicação para a elevada sensibilidade aos sinais mais fracos...

Contudo, é importante distinguir entre a sensibilidade/apuramento do sistema sensorial e o impacto, ou sensação, resultante da estimulação. Naturalmente, quanto mais intensa a estimulação, independentemente da energia envolvida, mais intensa a sensação experimentada.

O desafio que aqui lanço é que explorem o impacto desta Lei no design. Pensem, por exemplo, no que isto significa para questões como a cor, a luz, o som, a textura, etc...

Notas biográficas:



Ernst Heinrich Weber (1795-1878), anatomista e fisiologista alemão, considerado um precursor da psicologia experimental. Realizou estudos sobre o tacto que foram importantes para a psicologia e fisiologia. Introduziu o conceito de mínima variação detectável entre dois estímulos similares. As suas observações empíricas foram expressas matematicamente por Gustav Fechner.



Gustav Theodor Fechner (1801-1887), físico e psicólogo alemão foi um dos fundadores da psicofísica. Desenvolveu procedimentos experimentais para medição da sensação em função da magnitude física dos estímulos. É o autor da fórmula que expressa a teoria de Weber sobre o limiar da detecção.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bastante engraçado. Quais lhe parecem que podiam ser as implicações reais em termos de pensar objectos e espaço?

Atom Ant disse...

As implicações são inúmeras pois incluem todos os aspectos, relativos à interacção, que possam estar envolvidos na produção de sensações.
O designer deverá conhecer, bastante bem, como e com que intensidade devem ser estimulados os potenciais utilizadores dos seus "produtos". Daí, até à escolha de cores, sons, texturas, odores, etc...etc... é um saltinho...
Boas pesquisas...