“the intensity of a sensation is proportional to the logarithm of the intensity of the stimulus causing it”
Isto pode parece estranho mas, é lógico, se visto pelo prisma evolutivo. Vamos, por isso, usar o exemplo da presa vs predador para esclarecer este tópico.

Energias mais intensas significam uma reduzida distância entre a presa e o predador (a lei do quadrado inverso). Ou seja, a diminuição da distância, entre ambos, implica um aumento da intensidade dos odores, imagens e sons. Estando presa e predador muito próximos, a probabilidade de ser comido/comer é muito grande. Não deveria, neste caso, a sensibilidade ser também maior, uma vez que estamos num patamar de elevada estimulação? Na verdade, será muito mais importante, para a sobrevivência, a detecção dos primeiros indícios da presença de uma presa/predador do que quaisquer outros depois desse momento. Daí, a explicação para a elevada sensibilidade aos sinais mais fracos...
Contudo, é importante distinguir entre a sensibilidade/apuramento do sistema sensorial e o impacto, ou sensação, resultante da estimulação. Naturalmente, quanto mais intensa a estimulação, independentemente da energia envolvida, mais intensa a sensação experimentada.
O desafio que aqui lanço é que explorem o impacto desta Lei no design. Pensem, por exemplo, no que isto significa para questões como a cor, a luz, o som, a textura, etc...
Notas biográficas:

Ernst Heinrich Weber (1795-1878), anatomista e fisiologista alemão, considerado um precursor da psicologia experimental. Realizou estudos sobre o tacto que foram importantes para a psicologia e fisiologia. Introduziu o conceito de mínima variação detectável entre dois estímulos similares. As suas observações empíricas foram expressas matematicamente por Gustav Fechner.

Gustav Theodor Fechner (1801-1887), físico e psicólogo alemão foi um dos fundadores da psicofísica. Desenvolveu procedimentos experimentais para medição da sensação em função da magnitude física dos estímulos. É o autor da fórmula que expressa a teoria de Weber sobre o limiar da detecção.
.
2 comentários:
Bastante engraçado. Quais lhe parecem que podiam ser as implicações reais em termos de pensar objectos e espaço?
As implicações são inúmeras pois incluem todos os aspectos, relativos à interacção, que possam estar envolvidos na produção de sensações.
O designer deverá conhecer, bastante bem, como e com que intensidade devem ser estimulados os potenciais utilizadores dos seus "produtos". Daí, até à escolha de cores, sons, texturas, odores, etc...etc... é um saltinho...
Boas pesquisas...
Enviar um comentário