27 de agosto de 2008

Fleshmaps

O corpo humano é, frequentemente, parte essencial dos estudos da ergonomia e do design mas, a abordagem usada habitualmente contrasta, de forma radical, com a dos estudos apresentados no “Fleshmap – Studies of desire”, da autoria dos artistas Fernanda Viegas e Martin Wattenberg.

O Fleshmap consiste numa série de inquéritos, sobre a relação entre o corpo humano e as suas representações visuais e verbais, cujos resultados são expressos em mapas gráficos cheios de criatividade. Estão, também, disponíveis os métodos usados nestes trabalhos. Muito embora a abordagem não seja científica (também não creio que esse fosse o seu propósito) e careça, eventualmente, de algum rigor metodológico, ainda assim, eu acho que vale a pena dedicar algum tempo a explorar este projecto!


# O Touch, tal como o nome indica, investiga a percepção colectiva sobre as zonas eróticas do corpo. Neste inquérito participaram centenas de pessoas, a quem foi pedido que atribuíssem uma pontuação, às zonas do corpo onde gostam mais de ser acariciadas. Os mapas resultantes, um pouco à semelhança dos diagramas de Corlett & Bishop (1976) para zonas dolorosas, revelam as zonas mais “quentes” do corpo (ilustradas numa escala de cor).


# O Look explora as possibilidades formais das mamas humanas, femininas e masculinas, representadas de forma abstracta simplificada.


# O Listen, para mim o mais criativo dos trabalhos apresentados, investiga a relação entre o corpo humano e a expressão verbal. O objectivo foi determinar a influência do corpo sobre diversas manifestações culturais, nomeadamente a poesia e a música. Para o efeito, foram analisadas cerca de 10,000 músicas e usadas imagens do corpo, como pictogramas, para ilustrar cada referência.


Destaco, ainda, o rebus, que é o processo usado para analisar os textos, em busca das referências ao corpo. Nesse processo, todas as palavras, que não diziam respeito ao corpo, foram reduzidas a pontos, as restantes, foram substituídas por uma imagem da respectiva zona corporal identificada.

Link: http://www.fleshmap.com/

Referências:
Corlett, E. N. & Bishop, R. P. (1976) A technique for measuring postural discomfort. Ergonomics, 9, 175-182.

.

Sem comentários: