22 de agosto de 2008

Harmonização da classificação e rótulagem de substâncias químicas



United Nations Globally Harmonised System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS)

Perante o problema da grande diversidade mundial de sistemas, critérios de identificação e classificação de substâncias químicas, suas propriedades, níveis de perigosidade e rotulagem, as Nações Unidas constituíram o GHS – Global Harmonized System of Classification and Labbeling of Chemicals. Este grupo resultou dos trabalhos da Cimeira da Terra, que ocorreu no Rio de Janeiro, Brasil, no ano de 1992.

O GHS, trabalhando sob o lema “One chemical, one label – worldwide”, tem por missão harmonizar, em todo o mundo:

# os critérios para classificação dos químicos, de acordo com a sua perigosidade para a saúde e integridade física das pessoas e impacto sobre o ambiente;

# os requisitos sobre a comunicação do perigo em rótulos e fichas de segurança.

O impacto do trabalho desenvolvido pelo GHS será, sobretudo, ao nível do desenvolvimento de novos critérios para classificar as propriedades dos químicos; harmonização de novos símbolos/pictogramas e dos textos para rótulos.


Nesta imagem podemos observar algumas das propostas, do GHS (coluna da direita), para os símbolos a aplicar nos rótulos das substâncias químicas.

Poderão descarregar mais símbolos/pictogramas do GHS aqui.

A redução da variedade, da disparidade de critérios e de soluções poderá ajudar a diminuir, ou eliminar, as dificuldades de compreensão e, por conseguinte, os acidentes, lesões, doenças e catástrofes ambientais relacionadas com substância químicas.

Ciente das grandes vantagens associadas à normalização, a Comissão Europeia prepara-se para implementar os critérios da UN GHS, em todo o espaço da União Europeia. Actualmente decorre a negociação entre os países membros de forma a entrar em vigor até ao final do ano corrente. O período de transição decorrerá até 2015.

Mais informação sobre GHS no site da Comissão Europeia - Enterprise & Industry.

A última versão do GHS, (2ª edição revista), de 2007, pode ser consultada aqui.
.

Sem comentários: