21 de agosto de 2008

Sobre o AHFEI 2008 #4

Sessão_Medications, Public Health, and Warnings



#Prescription medication sharing and borrowing: Prevalence and proclivities
autores: R. Goldsworthy; C. Mayhorn & A. Meade, USA

Este estudo descreve a forma como ocorre a prescrição e o empréstimo de medicamentos, entre doentes, nos EUA. Para identificar a existência de subtipos de empréstimo foi usado um método estatístico específico, designado por Latent Class Analysis. Foram inquiridos 700 adultos e adolescentes americanos. Os resultados revelaram que um terço dos inquiridos já havia partilhado medicamentos anteriormente. Os participantes, contudo, declararam estar conscientes dos riscos inerentes a essa partilha mas, manifestaram a sua disposição/intenção de o continuar a fazer. Foram identificadas 4 classes de pessoas que partilham medicamentos: abstémios; pragmáticos-frequentes; em risco e de emergência. No estudo são discutidas as implicações, deste facto, para o design dos rótulos e avisos dos medicamentos.

#Iterative Teratogen Warning symbol design: results from the field
autores: C. Mayhorn & R. Goldsworthy, USA

Este artigo apresenta um trabalho cujo objectivo foi contribuir para o aperfeiçoamento do símbolo do teratogéneo, substância que causa malformações nos fetos humanos e que está presente na composição de diversos medicamentos. Estudos anteriores revelaram que este símbolo é, frequentemente, mal interpretado sendo a sua mensagem associada, de forma errónea, à ideia de que a gravidez é proibida, ao invés de, ser proibido tomar no caso de a mulher se encontrar já grávida. Foi usada uma amostra de 700 participantes, 100 para cada símbolo, para avaliar o símbolo actual e mais 6 símbolos alternativos. Os resultados revelaram que 5 símbolos alternativos obtiveram valores de interpretação correcta superiores ao símbolo actual, que ficou aquém do critério de aceitabilidade da ANSI (85%). As respostas obtidas foram analisadas, quanto ao seu conteúdo, no sentido de obter informação importante para a melhoria dos símbolos.

#Graphic and information aspects affecting the effectiveness of visual instructions in medicine inserts in Brazil
autores: C. Spinillo; S. Padovani & F. Miranda, Brasil

Este estudo apresenta uma análise realizada ao design das instruções gráficas (mensagens/instruções ilustradas de forma pictórica), existentes nas bulas de medicamentos, no Brasil. Foi estudado o design gráfico de um conjunto de bulas e avaliada a sua compreensão, por uma amostra de adultos com baixo índice de literacia. Os resultados revelaram a existência de um design gráfico pobre e com deficiências, neste tipo de material, o que resultará numa deficiente compreensão das mensagens e dificuldades na toma dos medicamentos. São dadas recomendações, princípios e sugestões para o design deste tipo de material.

#Do alcohol warnings labels influence men’s and women’s attempts to deter others from driving when intoxicated?
autores: T. Tam & T. Greenfield, USA

Este estudo examinou a influência dos avisos, obrigatórios nos rótulos das bebidas alcoólicas, sobre a probabilidade de outras pessoas, por exemplo, passageiros que viajam no mesmo carro, impedirem um condutor embriagado de dirigir. Os resultados do estudo apontam para uma influência positiva entre a presença do aviso e a intenção de terceiros impedirem condutores embriagados de dirigir, isto é, a existência de um mecanismo social de influência que é despoletado pelos avisos. Assim, os avisos cumprem com a sua função de lembrar, alertar para os perigos inerentes a esse comportamento perigoso.
.

Sem comentários: