20 de agosto de 2008

Sobre o AHFEI 2008 #3

Sessão_Examining the behavior of special populations during the warning process



#Signal word, text color, and warning compliance of a consumer product: an eye tracking study

autores: N. C. Silver; B. Leany; G. Kambe; M. Lee-Baker & R. Lee, USA

Este estudo teve por objectivo determinar a existência de uma relação entre o tempo de fixação dos olhos e a consonância comportamental em avisos impressos. O movimento dos olhos foi usado como variável dependente para medir a saliência dos avisos. Nesse sentido, uma maior fixação, no produto, significa uma maior atenção. Uma amostra de alunos universitários, usando um aparelho de “eye-tracking,”leu um rótulo e interagiu com um produto fictício. Não foram encontradas correlações significativas entre os tempos de fixação e a consonância com os avisos, assim como na realização das tarefas. Para além disso, os tempos de fixação e os movimentos oculares não contribuíram, de forma significativa, para uma equação que permitisse antecipar qual seria o comportamento dos utilizadores.

#Cultural ergonomics and the pesticide risk divide
autores: T. Smith-Jackson, M. Wogalter & Y. Quintela, USA

A segurança no uso e manuseamento de pesticidas é uma questão importante para a saúde dos trabalhadores agrícolas. Neste estudo foram exploradas as disparidades verificadas entre lesões e fatalidades ocorridas com trabalhadores de minorias e os restantes. A metodologia usada assentou na aplicação diversos questionários. Os resultados revelaram a existência de diferenças significativas entre diferentes grupos étnicos de trabalhadores. São apontadas diferenças culturais interessantes na forma como o risco é percepcionado. Imigrantes, da América Latina, revelaram possuir um menor controlo percepcionado do seu ambiente de trabalho e uma maior percepção do risco comparativamente com trabalhadores provenientes da Europa.

#A cross-cultural (China vs US) comparison of product perceptions: implications for warning processing
autores: M. Lesch, USA; P.-L.P. Rau & Z. Zhao, China

Este estudo comparou a forma como utilizadores chineses e norte-americanos percepcionam os avisos aplicados em produtos. O objectivo foi determinar a existência de diferenças, entre grupos, na classificação do nível de perigo, na probabilidade de ocorrência de lesões, na gravidade das lesões potenciais, no cuidado/prevenção, na probabilidade de ler os avisos, no grau de familiaridade e de controlo. Os resultados revelaram que o grupo dos chineses obteve resultados mais baixos, em todas as dimensões identificadas, excepto na probabilidade de ler os avisos.

#Potential uses of virtual reality to evaluate behavioral compliance with warnings
autores: M.E.C. Duarte & F. Rebelo, Portugal

Este trabalho consistiu na apresentação de uma aplicação computorizada, usando a Realidade Virtual (RV), desenvolvida com o objectivo avaliar a consonância comportamental de utilizadores, imersos num ambiente virtual, interagindo com avisos de segurança. O sistema foi descrito em termos de equipamento/periféricos (HMD, gloves, 3D mouse, motion trackers, etc.), de software, de ambiente virtual e de variáveis monitorizadas. Foram discutidas as potencialidades da RV em garantir a aplicação dos métodos clássicos, usados habitualmente para avaliar a eficácia dos avisos. O ambiente simulado é imersivo, interactivo, dinâmico e contêm diversos avisos que transmitem informação de segurança essencial para os participantes e para a execução de tarefas predeterminadas. Com recurso à RV, o projecto espera ultrapassar algumas dificuldades metodológicas, inerentes à avaliação do comportamento humano com avisos de segurança, como a impossibilidade de expor os participantes a situações onde a sua integridade e segurança estejam em risco.
.

Sem comentários: