9 de setembro de 2008

MBT o anti-sapato



A Masai Barefoot Tecnology (MBT) é uma tecnologia, de calçado fisiológico, patenteada mundialmente, cuja ideia de base é reproduzir, com os sapatos, a forma de caminhar descalço sobre superfícies naturais flexíveis (daí terem ganho a alcunha de o anti-sapato). Com estes sapatos calçados, a postura acaba por se tornar um pouco instável e mais dinâmica do que o que acontece com sapatos convencionais. Isso submete os músculos a uma actividade suplementar, acabando por se fortalecer. Com músculos tonificados e fortes o peso do corpo, as vibrações e as forças, envolvidas no caminhar, acabam por ser amortecidas e distribuídas de uma forma mais homogénea, não sendo tão agressivas para as articulações e coluna.

No entanto, gostava de salientar que estes sapatos oferecem uma experiência de andar radicalmente diferente do que estamos habituados. Inclusivamente, é recomendável que se faça alguns exercícios de adaptação e haja um uso cuidadoso no início, para que ocorra uma adaptação gradual e sem dores ou queixas.

A solução usada nos MBT resultou de uma descoberta acidental do engenheiro suíço Karl Müller que, ao caminhar sobre uns arrozais, experimentou um alívio nas dores das costas. Os MBT receberam o nome de Masai, o mesmo que o da tribo africana, devido ao porte atlético e corpos esbeltos dos seus membros, que caminham descalços, sem revelarem problemas de costas ou articulares. O primeiro protótipo dos MBT surgiu em 1996. Hoje, os MBT são um sucesso de vendas.

Apesar de algum cepticismo inicial, e alguma relutância por parte de alguns médicos, diversos estudos biomecânicos apontam para benefícios associados ao uso do MBT, entre os quais:
# exercita os músculos inactivos;
# melhora a postura e o passo;
# tonifica e modela o corpo;
# ajuda nos problemas de costas, ancas, pernas e pés;
# ajuda na redução de lesões articulares, musculares, de tendões e ligamentos;
# reduz o impacto nas articulações dos joelhos e ancas.

As revistas da imprensa “cor-de-rosa” dizem que muitas celebridades recorrem aos MBT para recuperar a forma depois do parto, reduzir a celulite, modelar a silhueta e perder alguns “pneus”.
Pena é que o preço elevado assuste alguns potenciais clientes…
.