4 de junho de 2008

Arte, Design e Cultura Visual

Barnard, Malcolm (1998). Art, Design and Visual Culture. London: MacMillan Press.

Este livro fala-nos da importância da visão na vida e na cultura ocidental.

Muito do nosso conhecimento é adquirido através da visão. O nosso comportamento é, nitidamente, influenciado pela leitura dos outros e do mundo. Os nossos raciocínios e julgamentos são, grandemente, influenciados pelo que vemos. O nosso tempo livre, dedicado ao lazer ou à cultura, suporta-se na visão. Estamos, na verdade, fortemente dependentes e condicionados pelo mundo visual, para o bem e para o mal.

O livro leva-nos, ainda, a reflectir sobre o nosso papel de consumidores, por vezes passivos, da enxurrada de imagens que inundam o nosso quotidiano. Este facto seria neutro se as imagens não fossem, na maioria das vezes, usadas com efeitos perversos numa "sociedade do espectáculo". Desde sempre, as imagens são usadas para nos manipular, de forma impiedosa, sem qualquer respeito pela vida real e pelas nossas verdadeiras necessidades. Mas, essas mesmas imagens são, também, usadas para nos vigiar, para nos manter sobre apertado escrutínio. E esse pode ser o preço a pagar para ter segurança no mundo actual.

Outra preocupação relaciona-se com o impacto, deste mundo visual, na cultura e, por conseguinte, no design. Será que a globalização e popularização, de certas imagens, afecta a produção artística e cultural? Ao incorporarmos, nas nossas produções, imagens de divulgação global estaremos a perder a nossa identidade cultural?

Por outro lado, como designers, possuidores de capacidade para manipular esse mundo visual, como tomamos as decisões relacionadas com o "aspecto" dos nossos projectos? Porque razão damos certas formas, escolhemos certas cores e texturas, que condicionam o aspecto das coisas?

Tópicos principais abordados no livro:
> O que é a cultura visual?
> Como pode ser estudada?
> Criativos: Artistas e Designers.
> Consumidores: Mercados, públicos e audiências.
> Média, Acesso e Propriedade.
> Sinais, Códigos e Cultura Visual.
> Diferentes tipos de Arte e Design.
> Cultura Visual e Processo Social.

Malcom Barnard é professor de História e Teoria da Arte e Design, na Universidade de Derby.

Ver mais sobre este livro no GoogleBooks

Sem comentários: