19 de junho de 2008

Sketching User Experiences

Buxton, Bill (2007). Sketching User Experiences. Getting the Design Right and the Right Design. Morgan Kaufmann Publishers. ISBN: 0-12-374037-1

O livro “Sketching User Experiences”, de Bill Buxton, é sobre design de produto. Mas, o foco incide sobre desenvolvimento de softwares que podem ser aplicados nos produtos tecnológicos que usamos nas nossas actividades diárias. Estes produtos são comercializados, por vezes a preços exorbitantes, sob a ideia de que virão facilitar a nossa vida e virão revolucionar o nosso quotidiano e transformar o mundo num lugar melhor. O que, nem sempre, é verdade. Na realidade, grande parte desses produtos não sobrevive no mercado, nem cumpre com as suas promessas.


"My belief is that one of the most significant reasons for the failure of organizations to develop new software products in-house is the absence of anything that a design professional would recognize as an explicit design process," Buxton.


O que importa, então, é que sejamos capazes de aprender com os erros cometidos. Este livro assume-se, neste sentido, como um momento de reflexão sobre o que foi feito, como foi feito e o que devemos retirar dessas experiências para o design futuro. São usados diversos exemplos reais para ilustrar as temáticas debatidas.
O livro foi escrito a pensar nos designers e, apesar de a temática ser o desenvolvimento de softwares para produtos, a linguagem usada é acessível e não está repleta de jargões desconhecidos dos comuns mortais.

Buxton defende uma abordagem holística ao “experience-based-design”, demonstrando que as fraquezas dos softwares poderão ser ultrapassadas com as forças dos produtos tradicionais e vice-versa.
Outra ideia forte, que salta deste livro, é que o designer deve assumir a liderança do processo de concepção destes produtos. Isto porque, na opinião de Buxton, o designer é o profissional que estará melhor preparado para lidar com o aspecto humano do projecto, ou seja, para considerar os comportamentos e experiências associadas ao uso do produto e grandemente influenciadas a pela tecnologia. O livro acaba por se assumir como uma explanação sobre o que é a actividade do designer, ou seja, como se faz design. Mas, não confundir com o debate sobre o que é o design. A visão apresentada é sobretudo sobre o “esboço”. Esboço como uma actividade arquetípica do design, rápida, barata, descartável, plena, concisa e exploratória. O seu valor é o processo cognitivo, o raciocínio, a exploração de conceitos distintos, o levantar de questões e não o de encontrar ou testar soluções.

Book Flyer. Pdf
Vídeos que fazem parte dos exemplos debatidos no livro


Bill Buxton é designer e investigador na Microsoft. O seu principal interesse de investigação é o aspecto Humano da tecnologia.
Saber mais na página pessoal de Bill Buxton.

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