2 de abril de 2009

Já vestiste a almofada?


Pillowing é um projecto realizado em 2004, da autoria de Joo Youn Paek, estudante no Interactive Telecommunications Program, NYU. Segundo a autora, o Pillowing uma almofada, feita à mão, concebida para ser vestida e que se deseja confortável para um uso quotidiano. Parece que foram feitos testes com utilizadores, em diversos contextos, que apreciaram bastante a idéia.

O propósito deste estranho objecto é permitir aos utilizadores dormirem, de forma confortável, onde e quando quiserem sem se preocupar com o sítio onde pousam a cabeça. Inclusivamente, entre os locais indicados para o uso do Pillowing consta a sala de aulas!!!... Francamente, eu não sei como reagiria se visse os meus alunos apetrechados com esta almofada curiosa ;-)

Pode parecer-nos descabido o conceito da "almofada-vestível" mas, depois de ter visitado a China, não me surpreende. Verifiquei que muitas pessoas dormem nas ruas, deitadas na relva ou em bancos públicos, mesmo durante o dia. Não falo de vagabundos, ou sem-abrigo, mas de pessoas comuns que descansavam e dormitavam. E esse comportamento parecia ser banal e não causar estranheza a ninguém, a não ser aos estrangeiros.
.

Sem comentários: