30 de junho de 2009

Never use white type on a black background


# Sugestão de leitura da semana:

Gaalen, Anneloes van (2009), Never Use White Type on a Black Background. And 50 other Ridiculous Design Rules. BIS Publishers. ISBN: 978-90-6369-207-0

"Never use white type on a black background", uma regra da autoria de David Ogilvy (1911-1999), conhecido como o pai da publicidade, é o título deste livro curioso que nos oferece 51 regras ridículas do design.

"Less is more", "Form follows function", "Keep it simple", "Dress your age" são apenas algumas, a lista é enorme. Para alguns são regras sábias, fontes de inspiração que vale a pena ter sempre à mão. Para outros, são apenas frases feitas, dogmas sem grande valor e que podem, inclusivamente, limitar a criatividade.

As 51 regras aqui apresentadas, mais ou menos obscuras, são acompanhadas das respectivas citações dos designers, e a presentadas por ordem cronológica, juntamente com uma imagem que as suporta e outra que as nega. Assim, só temos que tomar uma posição... a favor ou contra a regra. De qualquer forma, independentemente do lado que se tome, este pode ser um processo interessante de pensar o design.

Pelo que consegui apurar, algumas das ilustrações (fabulosas) são da autoria de artistas portugueses: Sara Franco e Ricardo Cabral.

Espera-se, para breve, a publicação de mais regras sobre design de moda, publicidade e tipografia.
.

Sem comentários: