18 de junho de 2009

O que o elevador têm...?


O que pode ter, um elevador, de tão interessante, para alguém lhe dedicar um artigo?

Essa dúvida esbate-se rápidamente depois de começar a ler o interessante artigo de Dario Maestripieri, no op-ed series "From the Fields", do jornal on-line Wired Science.

O autor começa por evocar uma quantidade de lugares comuns, associados aos elevadores, como por exemplo, a grande quantidade de assassínios que ocorrem, nos filmes, dentro destes equipamentos. Na realidade, talvez essa percentagem não seja assim tão elevada mas, a forma como as pessoas se comportam dentro do elevador, quando acompanhadas por estranhos, pode ser um indicador, interessante, de que não se sentem seguras e confortáveis.

Frequentemente, quando o elevador está cheio, as pessoas olham para o tecto, chão, ou para o painel de controlo, como se algo de muito interessante se tratasse. Mantêm-se o mais afastadas possível, umas das outras, evitam o contacto visual e não fazem movimentos bruscos.

Na verdade, estes comportamentos sociais são muito mais primitivos do que os elevadores. Provavelmente, teriamos um comportamento similar se tivessemos que dividir uma gruta estreita com outro indivíduo do Paleolítico.

Mas, porque usamos a nossa inteligência social, procuramos quebrar o gelo. Sim, porque a agressão é coisa de gente das cavernas. Para isso, nada melhor de um sorriso e uma conversa circunstancial, quase sempre sobre o tempo. Tais manifestações pacíficas, como o sorriso ou o acenar, também possuem equivalente nos animais. Alguns cheiram-se e lambem-se, outros catam piolhos entre si, como sinal de paz e amizade.

Este artigo curioso fez-me pensar sobre se o design actual dos elevadores é o mais adequado.

Seria mais confortável viajar no elevador equipado com assentos e operado por um maquinista, tal como acontecia no Séc. XIX?

Qual a influência dos materiais e cores, que revestem o interior dos elevadores?

Poderá, a inclusão de ecrãs planos de TV, como já existem em diversos hotéis, reduzir o desconforto?

E a música, ajudará a dissipar o mau-ambiente?

Não sei, mas sei que um leitor de mp3 e uns óculos escuros ajudam imenso. Talvez não ajude tanto como os jornais, abertos sobre a cabeça, que usam os "gentlemen" britanicos mas, já é um começo...

Boas subidas e descidas ;)
.

Sem comentários: