10 de junho de 2009

Sabiam que # o sinal de STOP já foi amarelo?


Lendo um pouco da história do sinal de STOP, fiquei a saber que teve a sua origem em Detroit, EUA, no ano de 1915.

Nesses tempos era branco, com as letras a negro e tinha um tamanho inferior ao actual. Porém, devido às confusões dos condutores, a American Association of Highway Officials (AASHO) tentou, em 1992, normalizar este sinal. Para que o sinal o sinal se destacasse dos restantes, desenvolveram a forma octogonal que têm hoje. O que permitiu também, como pista redundante, ser reconhecido pelos que sofrem de daltonismo.

Por volta de 1924, a National Conference on Street and Highway Safety (NCSHS), propôs que o sinal fosse amarelo com as letras a negro e estivesse posicionado entre 60 e 90cm do solo.

Em 1935, o Manual on Uniform Traffic Control Devices (MUTCD) define que os sinais devem ser octogonais, com letras encarnadas ou negras sobre o fundo amarelo. Esta solução prevaleceu até 1954.

Em 1954 o sinal alterou-se para o fundo encarnado com letras a branco, tal como actualmente. Esta troca de cores foi sustentada pelo facto de o encarnado ser o oposto ao verde e estar associado a situações de risco elevado. O amarelo, apesar de boa visibilidade e elevado contraste, foi associado a uma situação que requer algum cuidado. Isto é, a sequência de verde-amarelo-encarnado significa vá-cuidado/abrande-pare.


Nos países anglo-saxónicos e diversos países europeus, como Portugal, adoptaram a palavra STOP. Outros países decidiram traduzir essa palavra para a sua própria língua, como no Brasil "PARE".

A maioria dos países usa a forma octogonal mas, alguns, como o Japão, usam o triângulo.

Ler mais em:
History of the Stop Sign, na Wikipédia
Stop! - The History of the Stop Sign, no Associated Content
History of the Stop Sign, no My Parking Sign
Manual of Traffic Sign
.

Sem comentários: