22 de outubro de 2008

Sabiam que... # Hick's Law

Sabiam que o tempo de reacção, necessário para efectuar uma escolha, aumenta em função do aumento logarítmico do número de alternativas disponíveis?

Neste contexto, entende-se o tempo de reacção como o tempo que medeia a apresentação do estímulo e o início da resposta muscular ao estímulo. Contudo, esse tempo aumentará proporcionalmente até um certo limite, a partir do qual estabilizará, independentemente do aumento de alternativas.


Na prática, podemos afirmar que, quanto maior o número de alternativas disponíveis, maior será o tempo para efectuar a escolha. Alguns estudos sugerem que o tempo de reacção aumenta cerca de 150 ms por cada vez que as alternativas disponíveis duplicam.

A Lei de Hick (Hick's Law) descreve, precisamente, o tempo que uma pessoa necessita para tomar uma decisão, em função das alternativas que dispõe. Muito embora, essa lei, tenha sido inicialmente documentada pelo psicólogo alemão Julius Merkel, em 1885, ficou conhecida como Lei de Hick depois psicólogo britânico W. E. Hick, em 1952, a ter reformulado.

No glossário do Usability first podemos ler:

(1) H = log2(n + 1).
(2) H = Σ pi log2(1/pi + 1).

H = the information-theoretic entropy of a decision.
n = the number of equally probable alternatives.
pi = the probability of alternative i for n alternatives of unequal probability.

The time it takes to make a decision is roughly proportional to H, the entropy of the decision (the log of the number of alternatives), i.e. T = k H, where k ~ 150 msec.

Esta lei é similar, na forma, à Lei de Fitt (Fitts’s Law) e tem sido usada, em HCI, para determinar quanto tempo as pessoas demorarão a tomar decisões quando estão a interagir com uma interface (ex. escolher um item num meu, escolher uma ferramenta, escolher um item numa barra de navegação, etc.).

Referencia:
Hick, W. E. (1952). On the rate of gain of information. Quarterly Journal of Experimental Psychology, 4:11-26.

Ler mais sobre a Lei de Hick na Wikipédia.
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