14 de dezembro de 2005

Cortinas solares

Pensar em design significa pensar nas necessidades humanas, mas também, e não menos importante, pensar na sustentabilidade do design. De que serve ter um mundo altamente tecnológico se destruirmos o planeta e tornarmos, a nossa grande casa, inabitável?
Não é fácil encontrar soluções onde haja equilíbrio entre as questões do design, do lucro, do consumidor e do ambiente. No entanto, muito se poderá fazer com pequenas, mas maravilhosas soluções…semelhantes àquela que menciono neste post.










As Energie Curtain procuram resolver um dos maiores problemas que enfrentamos, que é a nossa dependência energética, sobretudo dos combustíveis fósseis, altamente poluentes e escassos. A ideia é simples - porque não usar cortinas solares, que acumulam a energia solar durante o dia para, durante a noite, iluminar os nossos espaços?
Esta inovação, criada pela Re:form, uma subsidiária dos Interactive Studios poderá, potencialmente, revolucionar o mercado dos cortinados e dos candeeiros, principalmente em Portugal, um país com uma média de horas de sol tão generosa. A Re:form dedica-se a explorar novas tecnologias, aplicáveis na concepção de interiores domésticos inteligentes, e têxteis interactivos.
É óbvio que se levantam algumas dúvidas, sobretudo técnicas ou tecnológicas, sobre esta solução, mas quanto a mim, vale pela originalidade e arrojo da proposta. Este projecto é um exemplo do equilíbrio entre as preocupações Humanas e ecológicas.

1 comentário:

Joj disse...

Ola Atom Ant!

Onde e que posso encontrar cortinas solares em Portugal?

Obrigada pela informacao, Joj